Taxistas de todo país estão perto de serem beneficiados com a prorrogação de isenção do pagamento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) por mais cinco anos para aquisição de novos veículos. A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para tramitação do projeto do deputado Chiquinho Brazão (Avante) que contempla a categoria. (leia mais abaixo)
“O taxista há longos anos atende a nossa população. Só no município do Rio de Janeiro são 34 mil taxistas, que juntando com motorista auxiliar perfaz o dobro deste contingente. Trata-se de uma categoria que arca com muitas despesas, mas que tem enfrentado uma disputa desleal de mercado e precisa renovar sua frota para enfrentar a concorrência. São milhares de famílias que dependem dessa prorrogação para que o taxista possa atender a população com mais qualidade”, disse Brazão.
Depois de aprovada na Câmara, a proposta vai para o Senado para logo após ser sancionada pelo presidente da República. “O taxista faz parte da cultura e da vida da população, e o carro é seu instrumento de trabalho, pois muitas vezes, é a única fonte de rendada família. É o carro de confiança, especialmente os velhinhos, as pessoas de mais idade que não mexem com as novas tecnologias”, completou Brazão. (leia mais abaixo)
O deputado estava acompanhado de representantes da categoria e do deputado Tiago Dimas (SD/TO), relator da matéria, ao lado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) que se comprometeu a colocar logo em pauta o projeto para votação.