Projeto de Águas do Paraíba recebe prêmio no GRI Infra Awards 2023

Prêmio pelo projeto “Fertilizante do Bem” em parceria com a UENF

Foto: Divulgação.

Águas do Paraíba foi premiada, no dia 26 de outubro, em São Paulo, no GRI Infra Awards 2023 – evento anual que celebra programas, projetos e ações dos setores de transporte, energia, saneamento básico, infraestrutura urbana e social, e ativos ambientais. A concessionária ficou em segundo lugar no “Prêmio Atmosfera”, com o projeto “Fertilizante do Bem”, realizado em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). (Leia mais abaixo)

Inspirada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa busca trazer uma nova alternativa de disposição final para o lodo de esgoto, sendo mais sustentável e com viabilidade econômica, visando ao conceito de economia circular. (Leia mais abaixo)

Tal resíduo tem altos custos de manejo, transporte e destinação final, e traz riscos para o meio ambiente e a saúde humana, quando mal gerenciado. A compostagem é uma metodologia de higienização do lodo e eliminação dos agentes patogênicos, além de promover a reciclagem dos nutrientes para aplicação agrícola do adubo produzido, conforme preconiza a Resolução CONAMA 498 publicada em 2020. (Leia mais abaixo)

Além de Águas do Paraíba, outras duas concessionárias do Grupo Águas do Brasil também tiveram projetos premiados. Águas de Pará de Minas ficou em primeiro lugar no “Prêmio Água”, com o projeto “Sistema de Esgotamento Sanitário Rural” e Águas de Juturnaíba ficou em segundo lugar no “Prêmio Biodiversidade”, com o projeto “Ybirá”.

Relacionados