Programa de Atendimento à Pessoa Ostomizada realiza palestras sobre câncer de mama

Pacientes passaram pela avaliação da equipe de enfermagem e saíram com suas mamografias agendadas

Foto: Ascom .

O Programa de Atendimento à Pessoa Ostomizada e Hemodializada, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta quarta-feira (26), um ciclo de palestras voltado à prevenção ao câncer de mama. O evento, alusivo ao Outubro Rosa, reuniu cerca de 30 pacientes, que passaram pela avaliação da equipe de enfermagem e saíram com suas mamografias agendadas. (leia mais abaixo)

As palestras foram ministradas por toda equipe multidisciplinar do programa, onde cada profissional falou um pouco sobre sua área de atuação voltada para a saúde da mulher. Ao final da roda de conversa foi servido um café da manhã e distribuído brindes para as pacientes. (leia mais abaixo)

“A ideia das palestras era trabalhar esse conteúdo para as mulheres presentes, de modo que elas pudessem transmitir essas informações para outras pessoas e familiares”, disse o responsável técnico do programa, Jetro Medeiros Pereira. (leia mais abaixo)

O Programa de Atendimento à Pessoa Ostomizada e Hemodializada é voltado aos pacientes pós-cirurgia com colocação de bolsas de ostomia, principalmente provenientes da oncologia. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, assistente social, nutricionista, psicólogo, cirurgião geral, clínico geral e urologista, visando o atendimento integral dos usuários e a capacitação dos pacientes e familiares para lidarem com adaptação e manuseio das ostomias.

 

Relacionados