Programa Consultório na Rua realizou mais de uma centena de ações em 2024

O programa realizou 126 ações, incluindo atendimentos médicos, vacinação, testagens rápidas, apoio psicossocial, medicação supervisionada, educação em saúde e redução de danos

Em 2024, o programa Consultório na Rua (CR), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, se destacou pela ampliação de suas ações e integração de novos profissionais, com o objetivo de oferecer serviços de saúde e assistência social à população em situação de rua. O programa realizou cerca de 126 ações, incluindo atendimentos médicos, vacinação, testagens rápidas, apoio psicossocial, medicação supervisionada, educação em saúde e redução de danos. A secretaria de Saúde trabalha em parceria nesta ação, com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, por meio das equipes de abordagem do Centro de Referência Especializado em Pessoas em Situação de Rua (Centro POP).(leia mais abaixo)

A coordenadora do Consultório na Rua, Constância Prestes, destacou os resultados positivos do programa ao longo de 2024. “O programa está trazendo muitos resultados positivos para o município. Nossa missão é proteger a saúde de todos, sem exceção”, disse Constância.(leia mais abaixo)

 

Em fevereiro de 2024, a equipe do Consultório na Rua foi reforçada com a chegada de mais um enfermeiro e um assistente social. A equipe, que também recebeu novos uniformes para facilitar a identificação, continuou a oferecer serviços como vacinação, aferição de sinais vitais, rodas de conversa, medicação supervisionada, educação em saúde e estratégias de redução de danos. O aumento da capacidade de atendimento possibilitou a inclusão de uma psicóloga em abril, o que fortaleceu ainda mais a abordagem multidisciplinar do programa. Ainda em outubro de 2023 a equipe do programa passou a contar com uma médica.(leia mais abaixo)

Além disso, em maio, o programa realizou ações de vacinação contra a gripe para a população em situação de rua, com atendimentos em pontos estratégicos como a Praça São Salvador e o Jardim São Benedito, além de abrigos da cidade. A ação teve como foco não apenas a imunização, mas também o cuidado contínuo com a saúde dessas pessoas, ouvindo suas necessidades, oferecendo apoio psicossocial e promovendo educação em saúde.(leia mais abaixo)

 

Em julho, o programa expandiu seu alcance ao realizar atendimentos no Restaurante do Povo, no Centro. A equipe ofereceu serviços essenciais, como consultas médicas, psicológicas, de enfermagem e assistência social, além de disponibilizar testes rápidos para HIV, hepatites e sífilis, garantindo mais dignidade e cuidados àqueles que mais necessitam.(leia mais abaixo)

Em dezembro, o Consultório na Rua realizou Roda de Conversa Canta Rua, em parceria com o Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), Missão Bom Samaritano e o Ambulatório LGBTQIAPN. Durante o evento foram distribuídos lanches, kits de higiene pessoal e bucal, além de preservativos. O foco da ação não se limitou a esses itens básicos, mas também se dedicou a ouvir e atender as necessidades individuais dos participantes. A colaboração com a secretaria fortaleceu a oferta de um cuidado integral, abordando aspectos emocionais e sociais de cada indivíduo.(leia mais abaixo)

 

Atualmente, a equipe do Consultório na Rua é composta por oito profissionais, incluindo uma médica, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e técnicos de enfermagem, que são responsáveis por garantir um atendimento integral e de qualidade.

 

Foto: Divulgação.

Adicione o texto do seu título aqui

Relacionados