Profissionais de saúde recebem capacitação sobre cuidados com pacientes ostomizados

O evento foi uma iniciativa do Programa de Ostomizados e Hemodializados, com apoio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde

Foto: Divulgação .

Nesta quarta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Ostomizados e Hemodializados, reuniu profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, além de estudantes de nível superior, para um treinamento sobre os cuidados com os pacientes ostomizados. O evento, que aconteceu em uma universidade do município, foi uma iniciativa da coordenação do programa, com apoio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). (leia mais abaixo)

 

Os participantes receberam orientações para o autocuidado, prevenção de complicações nas estomias, rotina do acompanhamento clínico, dentre outras informações. Todo indivíduo submetido à ostomia —, abertura criada cirurgicamente entre o intestino e a parede abdominal —, necessita de uma atenção especial, segundo a coordenadora do programa, Edilce Fortunato.(leia mais abaixo)

 

“Nosso objetivo com essa capacitação é oferecer um cuidado mais específico para cada paciente do programa, que acompanha atualmente 450 pessoas não só de Campos, mas de cidades vizinhas, como São João da Barra”, disse ela.(leia mais abaixo)

 

Desde 2004, o programa funciona na Rua Gil de Góis, 108, no Centro. Até o ano de 2000, quando o programa foi criado, ele não possuía sede fixa, funcionando nas dependências da secretaria de Saúde.

Relacionados