Profissionais de saúde em São João da Barra participaram, entre os dias 17 de maio e esta quarta-feira, 7 de junho, da capacitação de Notificação de Violências, com ênfase em preenchimento da ficha de notificação. Foram no total 120 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e agentes comunitários das unidades básicas de saúde e de Estratégia de Saúde da Família (ESF), além de funcionários de saúde da Secretaria Municipal de Educação e da Santa Casa de Misericórdia.
A capacitação foi promovida pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família, Vigilância Epidemiológica Municipal e pelo Núcleo de Educação Permanente e Práticas em Saúde e aconteceu no Auditório Municipal, em quatro etapas. A ação leva em consideração o fato de a notificação de violências contra crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas ser uma exigência legal para o melhor planejamento e direcionamento de ações de assistência em saúde.
A primeira capacitação, dia 17, foi com profissionais das ESFs Açu, Mato Escuro, Campo de Areia e das UBSs Quixaba e Sabonete. A segunda, dia 24, envolveu funcionários da UBS Palacete e ESFs Barcelos, Cajueiro e do Centro de Emergência (Santa Casa). Prosseguindo o cronograma, no dia 31, participaram as equipes das ESFs Nova SJB, sede e UBS Félix de Sá. Fechando esse primeiro ciclo, nesta quarta-feira, profissionais das ESFs Carrapicho, Grussaí e Grussaí Lagoa. Nos quatro dias houve participação dos profissionais da educação.