Acadêmicos da Faculdade de Direito de Campos (FDC) foram recebidos no Procon Campos, para conhecerem as atividades realizadas pela Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor. Os alunos conheceram todos os processos que envolvem uma reclamação, desde o atendimento ao consumidor, passando pelo setor operacional, jurídico e fiscalização. O objetivo da ação foi acompanhar o funcionamento e os trâmites internos do órgão.
O secretário do Procon, Carlos Fernando Monteiro, declarou a importância da ação. “Receber alunos de Direito é muito importante, pois, eles já vão se familiarizando com funciona as atividades, e possam se interessar pelas causas consumeristas. Tudo que for para orientação e informação que conscientize os consumidores sobre seus direitos, o Procon está de portas abertas”, informou.
A subsecretária do Procon, Pryscila Marins, explicou todos os caminhos do processo, desde a fase inicial de triagem, quando o consumidor chega no Procon para registrar a reclamação. “Apresentamos toda a estrutura física do Procon e os profissionais falaram sobre as atuações do órgão, na prática, as funções de cada servidor, conversa mais aprofundada sobre o trabalho do Procon no combate a crimes contra o consumidor, as fiscalizações, as irregularidades nas relações de consumo e as possíveis penalidades envolvidas”, destacou.(Leia mais abaixo)
Conforme o professor Daniel Rangel, a atividade teve como proposta mostrar como funciona na prática o trabalho exercido pelos profissionais que lá atuam.(Leia mais abaixo)
“É algo a ser celebrado para ficar na história tanto na instituição de ensino superior, quanto na sede do Procon. A ideia foi aproximar os alunos que vivenciam na teoria os direitos voltados a defesa do consumidor voltados com base no CDC, na LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. Realinhar a teoria com a prática do órgão que de fato é a casa do consumidor que de fato é a defesa desses direitos, fiscalizações, foi muito importante as informações prestadas pelos agentes do Procon”, pontuou.