A Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro, e o Procon-RJ preparou uma cartilha para que tanto os fornecedores quanto os clientes possam aproveitar a ocasião. Os consumidores encontram dicas tanto para compras on-line quanto para compras em lojas físicas. Já os fornecedores são alertados para que não descumpram o Código de Defesa do Consumidor na hora de fazer suas ofertas. Até o dia da Black Friday (29/11), agentes da autarquia estarão monitorando os preços dos produtos mais buscados para comparar com os praticados no dia da promoção. (leia mais abaixo)
Quando chega a temporada da Black Friday, o Procon orienta que o consumidor saiba exatamente o que quer comprar e realize uma pesquisa de mercado para saber qual é o valor médio do produto desejado fora da época da promoção, já que o objetivo é conseguir adquirir o produto com um desconto real. Já na hora da compra, a dica que merece destaque é atenção ao custo do frete. (leia mais abaixo)
Já o fornecedor, seja pela internet ou em lojas físicas, sempre deve deixar as informações claras e precisas, para que o consumidor não tenha dúvidas quanto a informações básicas sobre preço, itens que compõem o produto, condições de troca, prazo de entrega, garantia contratual, entre outros dados essenciais para que o cliente saiba exatamente o que está adquirindo. (leia mais abaixo)
– Essa data é muito importante para a economia, em que as empresas podem atingir um grande números de vendas e fazer a chamada “queima de estoque”. Já os consumidores podem aproveitar para comprar com descontos especiais. Por isso, a data precisa manter a credibilidade de que realmente é um momento especial, com a publicidade obedecendo o Código de Defesa do Consumidor, com informações claras. Com esse objetivo criamos essa cartilha de orientação para contribuir com um mercado de consumo – disse o presidente da autarquia, Cássio Coelho. (leia mais abaixo)
Outras dicas como essas podem ser encontradas na cartilha Black Friday Legal pelo link https://bit.ly/BF_PROCON2022