Primeira-dama prestigia noite do Outubro Rosa do Instituto Sawanna Por Todos

Tassiana destacou o trabalho do instituto e a oportunidade de conscientizar sobre a importância dos exames periódicos

Foto: César Ferreira?Secom.

A primeira-dama de Campos, Tassiana Oliveira, representando o prefeito Wladimir Garotinho, participou, na noite desta quinta-feira (19), do evento Outubro Rosa do Instituto Sawanna Por Todos. Com o tema “É tempo de florescer”, o evento, que marcou, ainda, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, reuniu assistidos, colaboradores, médicos oncologistas, além da prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa.(leia mais abaixo)

Tassiana destacou o trabalho do instituto e a oportunidade de conscientizar sobre a importância dos exames periódicos.(leia mais abaixo)

“A gente fala da importância da prevenção ao câncer durante o ano inteiro, mas, no Outubro Rosa, conseguimos alcançar mais pessoas e esse evento é uma grande oportunidade de chamar a atenção da mulher para a necessidade do autoexame, da realização dos exames de imagens, da mamografia, pois as chances de cura do câncer de mama, quando diagnosticado logo no início, são maiores, podem chegar a 100%. Em Campos, a rede municipal de saúde disponibiliza a mamografia para mulheres a partir dos 35 anos de idade, antecipando as chances desse cuidado. Então, esse evento é especial por levar essas informações à população e para mostrar o trabalho realizado pelo Instituto Sawanna, uma instituição que promove um trabalho dedicado não só a crianças que sofrem com o câncer, mas com centenas de pacientes oncológicas e suas famílias. O prefeito já firmou o compromisso e será feito um convênio para que o Instituto Sawanna receba um recurso mensal e, se tornando mais um braço da Prefeitura no cuidado com a população, possa ajudar ainda mais pessoas”, destacou a primeira-dama. (leia mais abaixo)

No evento, a prefeita Francimara, que deu seu depoimento como uma mulher que venceu o câncer, elogiou o trabalho desenvolvido no município, destacando a excelência do atendimento e tratamento ancológicos disponibilizados em Campos. O oncologista, especialista em neoplasia da mama, Diogo Neves, também ressaltou os avanços da saúde na área.(leia mais abaixo)

“Cumprimentando a primeira-dama e todos os presentes, quero destacar que Campos disponibiliza mamografia a partir dos 35 anos e isso isso é um grande avanço. O Ministério da Saúde assegura a realização da mamografia a partir dos 55 até os 65 anos de idade e sabemos que essa doença tem avançado muito em pacientes mais jovens. Então, isso é fantástico e, com certeza, é uma iniciativa que vai poupar muitas vidas jovens. E quero ressaltar, também, o projeto do município de reconstrução mamária. Nessa parceria com a Prefeitura, só no Hospital Doutor Beda, foram mais de 30 cirurgias, e a gente espera continuar fazendo esse trabalho, que é extremamente difícil e que não é só uma questão de financiamento, mas também de comprometimento do médico com o paciente”, falou o oncologista. (leia mais abaixo)

O evento do Instituto Sawanna homenageou parceiros e colaboradores, exibiu vídeo com depoimentos de duas assistidas e promoveu uma apresentação com os alunos do Curso Livre de Teatro da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), com a direção de cena de Neusinha da Hora. Foi apresentado o caso real de uma paciente, que também venceu o câncer. Ainda teve a apresentação da cantora Adriely Legal, com uma mensagem de força e esperança para as mulheres presentes, que lutam contra o câncer.

A presidente do Instituto Sawanna Por Todos, Lena Souza, encerrou o evento com o desfile das assistidas, e convidou Tassiana para fazer a abertura com dona Maria de Fátima. E todas as mulheres desfilaram alegria e otimismo. (leia mais abaixo)

“O que a gente faz é cuidar de pessoas e sozinha eu não conseguiria nada. O Instituto Sawanna não é só Lena. Sou a mãe da Sawanna. Prefeito não pode estar presente, porque cumpre agenda fora, mas tivemos o reconhecimento dele, ele vai ajudar o nosso instituto e isso, para a gente, tem uma importância imensa, porque há sete anos que sobrevivemos da ajuda de amigos, de parceiros, do corpo administrativo que mantém o instituto. Então, saber que vamos dar continuidade ao nosso trabalho e conseguir assistir ainda mais famílias, é algo grandioso. E fizemos questão de ter a primeira-dama com a gente esta noite, porque ela está sempre engajada em causas sociais e nós trabalhamos assistindo pessoas que que são de famílias menos favorecidas. Ter Tassiana prestigiando nosso evento, conhecendo mais de perto o nosso trabalho, é uma honra para todas nós”, concluiu Lena.

Relacionados