Dentro das ações do Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais, a coordenação do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais – Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP) -, e da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), vai realizar palestras sobre os cuidados e forma de transmissão da doença nos presídios de Campos.
A ação, denominada “Conscientização sobre hepatites”, ocorrerá no dia 20, a partir das 10h, no presídio feminino Nilza da Silva Santos e, no período da tarde, no presídio Carlos Tinoco da Fonseca. Já no dia 27, as equipes estarão na Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro.
No Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, o CDIP vai ampliar a oferta de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. O atendimento será por livre demanda na sede do órgão. No último dia 13, os mesmos testes foram disponibilizados na Policlínica da Terceira Idade.
O coordenador do programa DST/Aids, Rodrigo Rodrigues de Azevedo, disse que o CDIP também tem feito reuniões com os profissionais responsáveis pela realização dos testes rápidos nas unidades de saúde do município para melhorar o fluxo de atendimento. Esses trabalhadores, segundo ele, atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), Unidades Pré-Hospitalares 24h (UPHs), Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) e nos hospitais da rede pública e contratualizada.
Outra ação que vem sendo desenvolvida nos presídios, segundo o coordenador do PNAISP, em Campos, Bruno Cordeiro, é a realização dos testes rápidos para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) “Estamos fazendo busca ativa junto aos detentos que já se encontram nas penitenciárias e naqueles que chegam às unidades. Além dos testes rápidos, realizamos o de Covid também”, explicou Bruno.