Prefeitura entrega mais 60 equipamentos auxiliares de locomoção

Pacientes atendidos pelo Programa Municipal de Reabilitação Física receberam cadeira de rodas, banho, andadores, muletas, bengalas, dentre outros

Foto: Ascom .

“Desde que meu esposo amputou uma das pernas por causa do diabetes, em dezembro do ano passado, passei a ter um gasto a mais, porque tive que alugar uma cadeira de rodas e um andador para ele”. A afirmação foi feita pela dona de casa Maria da Conceição Nunes, 52 anos, que recebeu gratuitamente, nesta quarta-feira (24), equipamentos auxiliares de locomoção da Prefeitura para o esposo. Além de uma cadeira de rodas e andador, Maria levou para a casa uma cadeira de banho. “Gastava R$ 140 por mês com o aluguel da cadeira e do andador”, contou ela, que mora no Parque Guarus. (leia mais abaixo)

 

A entrega dos materiais, como cadeira de rodas, banho, andadores, bengalas, muletas e almofadas, totalizando 60 equipamentos, ocorreu na sede do Programa Municipal de Reabilitação Física, com as presenças do subsecretário municipal de Saúde, ortopedista Marcos Gonçalves, e do subsecretário de Infraestrutura e Operações da Secretaria Municipal de Saúde, Genil Alves. O programa funciona na Rua Rossine Quintanilha, 64, no bairro da Penha, anexo à Unidade de Saúde Básica (UBS) do bairro.(leia mais abaixo)

 

A Prefeitura tem um convênio com o Ministério da Saúde, Associação Pestalozzi e Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), essas duas últimas com sede em Niterói, que garante a doação dos materiais.(leia mais abaixo)

PUBLICIDADE

 

Para ser beneficiada, a pessoa passa pela avaliação do médico fisiatra Gualter Barreto Lírio, mediante agendamento prévio e apresentação de um documento de identificação com foto e comprovante de residência. “Esses equipamentos significam a melhoria da qualidade de vida desses pacientes”, explicou o médico.(leia mais abaixo)

 

Moradora do Parque Prazeres, Genilza Azevedo Bastos, 55 anos, foi outra que agradeceu ao governo municipal pelas cadeiras de rodas e de banho que ganhou para a filha de 27 anos, que não se locomove e nem fala. “A cadeira dela quebrou de tanto andar no asfalto”, afirmou ela, que elogiou a atenção recebida pelos profissionais do programa, dentre eles, do assistente social Douglas Martins Amaral.(leia mais abaixo)

 

Já Wellington Carlos da Silva, 39 anos, recebeu uma cadeira de rodas, de banho e um andador para o sogro que amputou uma das pernas. “Ele é diabético e faz hemodiálise”, disse Wellington.(leia mais abaixo)

 

O subsecretário municipal da Saúde, Marcos Gonçalves, disse que o Programa de Reabilitação atende pacientes de média e alta complexidade, com acompanhamento multidisciplinar. “É o único serviço no município onde o paciente é assistido, no mesmo local, por médico fisiatra, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, assistente social e psicólogo, dando o suporte necessário para sua reabilitação”, afirmou.(leia mais abaixo)

 

Já a coordenadora do Programa de Reabilitação, Taís de Castro Faria Gonçalves, explicou que os equipamentos dispensados têm grande importância, pois facilitam o dia a dia de cada paciente e seus familiares/cuidadores, contribuindo para a recuperação e retorno ao convívio social.(leia mais abaixo)

 

“Além da dispensação das OPMs (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção), o programa acompanha os pacientes que têm o perfil para atendimento no setor (média e alta complexidade), reabilitação pós-Covid e fisioterapia para amputados”.

Relacionados