jornal-campista-1-1536x688

Prefeitura e Criaad realizam formatura da primeira turma do curso de barbeiro

Capacitação é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, através do Departamento de Programas e Projetos, em parceria com o Ministério Público do trabalho e o Governo do Estado

Foto: Divulgação.

Foi realizada nesta segunda-feira (03), no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) Campos, formatura de seis adolescentes que concluíram o Curso de Barbeiro, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, através do Departamento de Programas e Projetos, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e o Governo do Estado. A capacitação teve duração de três meses e as aulas aconteceram dentro da própria unidade.

“É um curso que é feito dentro da unidade, para facilitar o acesso, e é uma oportunidade para esses adolescentes aprenderem uma profissão e dar seguimento. Isso é muito importante no sentido de oportunidade. A dedicação e o empenho deles é muito importante e, por isso, fizemos questão de celebrar essa conquista deles, porque não é simples quando eles conquistam alguma coisa. A gente que acompanha diariamente sabe da luta que é”, destacou Watila Lírio, diretor do Criaad.

Para a pedagoga Lilian Martins, a capacitação dos adolescentes é um passo importante para o processo de desvinculação da unidade. “Estamos muito felizes com esse momento, essa conquista. O nosso trabalho enquanto equipe técnica é no sentido de prepará-los para a saída da unidade, e aí está a importância dessa questão da inserção do mercado de trabalho, da oportunidade de profissionalização, de aprendizado de um ofício, como é o caso do curso de barbeiro”, disse.

Essa foi a primeira turma do Curso de Barbeiro da unidade. Uma nova turma já está montada e as aulas começam na próxima semana. Todo o material do curso e o instrutor foi cedido pela Prefeitura, através do Departamento de Programas e Projetos, da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. Já os equipamentos são disponibilizados pelo Ministério Público do Trabalho.

“Agradecemos ao nosso Prefeito Wladimir Garotinho, de nos dar a oportunidade de estar contribuindo com esses jovens, ao Watila, diretor do Criaad, que abriu as portas da unidade, nos deixando desenvolver esse trabalho. O ofício de barbeiro dá oportunidade desses jovens trabalharem em barbearias, salões e também investindo no próprio negócio”, explicou Marcelo Arêas, diretor do Departamento de Programas e Projetos.

O curso foi pensado e executado em um formato que aproximasse os alunos, com aulas práticas para despertar mais interesse. Para o instrutor do curso, Augusto Fernandes, ensinar os adolescentes do Criaad foi muito gratificante. “Para mim como profissional foi um prazer poder ensinar a esses jovens. Quando eu comecei, foi me dada a oportunidade de entrar num salão para varrer e lá dentro eu fui aprendendo a profissão, então tudo que eu aprendi um dia, o que fizeram por mim, eu gostaria de fazer por outras pessoas. O profissional barbeiro tem a chance de trabalhar em casa, fazer seus horários, então é uma área que dá a chance da pessoa começar por conta própria”.

Relacionados