Postado por Fabiano Venancio – Pelo menos dois concursos públicos serão abertos na Prefeitura de Campos nos próximos anos. O primeiro a ter seu edital publicado será o da Educação, em 2025. Depois será o da Saúde, porém ainda sem previsão de data, visto que os levantamentos nesta área ainda estão na fase inicial. Os estudos para a realização destes concursos estão sendo realizados por comissões nomeadas pelo prefeito Wladimir Garotinho (PP). O secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, falou ao Campos 24 Horas a respeito dos primeiros passos para definir a oferta de vagas e iniciar o processo de elaboração dos editais. (Leia mais abaixo)
A comissão que trata dos estudos para o concurso para a saúde é formada pelo procurador geral do Municipio, Matheus da Silva José, mais Nilo Sérgio da Silva Pessanha Filho, Benedito Pereira Martins, Bruna Araújo Siqueira, Deborah de Andrade Casarsa e Cláudio Araújo de Souza. (Leia mais abaixo)
A comissão que analisa o concurso para a área da educação estão os servidores Tânia Maria da Costa e Silva Alberto, Tânia Maria da Costa e Silva Alberto, Martha Castori Barroso, Simone Campos Bianchi dos Guaranys e Nilo Roberto Corrêa Manhães. (Leia mais abaixo)
Segundo o secretário Wainer Teixeira, a comissão já concluiu os trabalhos na Educação e remeteu para a secretaria. “O concurso para a Educação já está mais adiantado, mas precisamos ainda analisar com muita responsabilidade os impactos financeiros, avaliar também as necessidades porque houve uma geração de profissionais que se aposentaram nos últimos anos e estas lacunas precisam ser preenchidas”, disse Wainer. (Leia mais abaixo)
O professor Wainer Teixeira informa ainda que, por enquanto, a Prefeitura ainda não definiu a oferta de vagas, bem como os cargos que serão contemplados para preenchimento de vagas nas unidades de educação e saúde. (Leia mais abaixo)
Os primeiros passos são definir a oferta e iniciar o processo de elaboração do edital, além de escolher a banca organizadora responsável pela aplicação das provas. (Leia mais abaixo)
Somente após a assinatura do contrato com a empresa poderá ser confirmada a data do início da seleção, o quantitativo de vagas, além de salários, cargos e funções. (Leia mais abaixo)
Wainer afirmou ainda que o volume de servidores para a saúde será bem maior, em razão de avanços nesta área, como a reconstrução do novo Hospital Geral de Guarus (HGG), além da ampliação de oferta de serviços nos hospitais Ferreira Machado e São José, assim como a reabertura de unidades básicas de saúde (UBSs). (Leia mais abaixo)
A área da saúde é, em grande parte, formada por profissionais regidos por contratos de RPAs (recibo de pagamento a autônomo) cuja situação funcional termina em meados de 2026 por determinação do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). (Leia mais abaixo)
“Será uma grande oportunidade que terão estes profissionais de acessarem o serviço público através de concurso público, que é o meio que irá lhes garantir uma situação estável com possibilidades de progressão na carreira, além de estabilidade”, concluiu Wainer.