A Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), realiza, na próxima quinta-feira (15), na Câmara de Vereadores, às 9h, o I Fórum Municipal de Aprendizagem. O evento, que terá como tema “Oportunidade para adolescentes e jovens através do Programa de Aprendizagem”, também conta com o apoio da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) de Campos e do Ministério Público do Trabalho (MPT). Empresas, entidades de classe e associações, além de secretarias e demais órgãos envolvidos, deverão comparecer ao evento.
A FMIJ criou o Departamento de Empregabilidade e Qualificação para cadastrar, preparar e encaminhar jovens para o ambiente do trabalho. O setor terá um banco de dados com as informações sobre os jovens. A mais recente reunião, para definir últimos detalhes do fórum, aconteceu esta semana entre o presidente da FMIJ, Leon Gomes; a assistente de Planejamento do Departamento de Empregabilidade, Gabriella Pessanha; e a ex-subsecretária de Qualificação e Emprego, Joyce Lessa, uma das organizadoras do fórum.
Segundo Leon Gomes, o evento será uma grande oportunidade para que as empresas conheçam melhor o Programa de Aprendizagem e possam absorver a mão-de-obra dos jovens em situação de vulnerabilidade e risco social. “Será uma grande oportunidade para os nossos jovens entrarem no mundo do trabalho, ganharem experiência e mostrarem seus conhecimentos. Muitas vezes, o que falta é oportunidade e é justamente isso que estaremos oferecendo”.
Na programação, mesa de abertura com a procuradora do MPT Mariane Moterani Silva. Em seguida, palestra com o tema “A importância da aprendizagem na promoção dos direitos sociais do jovem aprendiz”, com a também procuradora Juliana de Oliveira Góis.
Na sequência do evento, serão abordados os temas “A aprendizagem como prevenção à evasão escolar e ao cometimento de ato infracional”, com o titular da 2ª Promotoria da Infância e da Juventude de Campos, José Luiz Pimentel Batista, membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
O tema “Como as empresas terão acesso ao cadastro de adolescentes e jovens vulneráveis ou em situação de risco junto à Prefeitura?” será abordado pelo presidente da FMIJ, Leon Gomes. O evento será feito pela auditora fiscal do trabalho e coordenadora do Projeto de Inserção de Aprendizes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRT/RJ), Lívia Valle da Rocha.
Entenda melhor o programa – Joyce Lessa explica que o Programa de Aprendizagem foi criado a partir de uma lei que determina que empresas contratem o aprendiz, dando oportunidade de formação e qualificação dos jovens. O programa também é visto como porta de entrada do jovem no mundo do trabalho, principalmente, para os jovens em situação de vulnerabilidade social.“O fórum terá objetivo de conscientizar as empresas sobre a importância do programa, da contratação dos jovens e de dar preferência aos que estão em situação de vulnerabilidade e risco social. A expectativa é de que o resultado seja a geração de oportunidades para os jovens do município”, destaca Joyce.