Inaugurado em 2012 como o maior centro de eventos culturais do interior do estado, com capacidade para um público de cerca de 10,5 mil pessoas sentadas nos cinco blocos de arquibancadas e outras 20 mil em pé, contando, ainda, com o maior palco fixo da América Latina, o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto vai ser reformado. A Prefeitura de Campos, por meio da Comissão Permanente de Licitação, publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (28), o aviso de licitação para tomada de preços para as obras no equipamento administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
“Eu já havia me comprometido com o setor cultural e com os representantes do carnaval de reestruturar o Cepop e promover os eventos culturais e populares que o espaço sempre proporcionou. Foi liberada hoje a licitação e muito em breve, se Deus quiser, vamos poder levar o povo novamente para aproveitar aquele espaço”, declarou o prefeito Wladimir Garotinho.
O valor estimado da obra do Cepop é de R$ 2.748.011,15 (dois milhões, setecentos e quarenta e oito mil e onze reais e quinze centavos) e a data para a entrega dos documentos e proposta comercial será 17 de maio, às 10h. O objetivo é recuperar o espaço já para o Carnaval do ano que vem.
“É com imensa satisfação que vemos o anúncio oficial da reforma do Cepop, esse importante equipamento cultural de nosso município, encontrado, em 1º de janeiro de 2021, totalmente destruído. A luta para chegarmos a este momento foi grande, sendo iniciada no ano passado, quando a FCJOL, em parceria com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, realizou todos os estudos das intervenções necessárias para a recuperação do Cepop, polo cultural que absorve a demanda de grandes eventos populares da cidade. Conforme prometido pelo prefeito Wladimir Garotinho, teremos, em 2023, o Carnaval retornando ao seu palco principal, com a estrutura que nossos artistas merecem”, observa a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
O Cepop possui uma mega estrutura dotada de acessibilidade ao longo da pista de 270m de extensão e 20m de largura. São 40 banheiros, bilheteria, estacionamento para 520 veículos, além de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), subestação de energia elétrica, castelo dágua e posto médico. O espaço conta, ainda, com dois camarotes, palco para eventos com camarins e banheiros, central de segurança e torre de TV. O Centro recebeu grandes eventos, como o Campos Folia, o carnaval fora de época da cidade com desfiles de escolas de samba, bienais do livro, rancheiradas, shows e desfiles cívicos de 7 de Setembro, entre outras atrações.
“Se tivéssemos recebido os equipamentos culturais do município em bom estado, tudo já estaria funcionando em plenitude. Além do Cepop, o governo municipal vai ampliar o quantitativo de equipamentos, com destaque para as Casas de Cultura, com a cultura alcançando todos os pontos e regiões de nosso território”, finaliza Auxiliadora Freitas.
Post Views: 65