Prefeita Francimara abre centro cirúrgico e mulheres passam por laqueadura

Avanço na Saúde em São Francisco de Itabapoana com a realização das primeiras cirurgias de mulheres pelo SUS

Foto: Divulgação.

O Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou na última sexta-feira (19) as duas primeiras cirurgias de esterilização feminina — conhecida como laqueadura. Este avanço no processo de planejamento familiar só possível através da reabertura do centro cirúrgico. (leia mais abaixo)

 

Camila Soares, moradora de Floresta, e Karine Gomes, da localidade de Bom Jardim, foram as primeiras contempladas e destacaram a comodidade em realizar o procedimento no município em que residem. Ambas possuem 30 anos e cumpriram diversas etapas, preconizadas pelo Ministério da Saúde, para assim, realizarem a laqueadura.(leia mais abaixo)

 

“Além de evitar o deslocamento para outros municípios, todo o passo a passo contou com uma equipe excelente, como psicóloga e ginecologista educadas e pacientes”, relatou Camila.(leia mais abaixo)

 

Já Karina contou estar radiante com a cirurgia. “O processo foi marcado por muita agilidade e comodidade, além de profissionais muito atenciosos”, disse.(leia mais abaixo)

 

Os ginecologistas responsáveis, Isabele Sá e Leonardo Araújo, destacaram que a iniciativa colabora para a evolução da assistência prestada pela prefeitura no setor da saúde. Segundo Araújo, SFI é um dos três municípios da região que dispõe do processo de planejamento família regulamentado.(leia mais abaixo)

 

Já Isabele esclareceu que a inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino), outro método contraceptivo, será realizada no hospital com anestesia. De acordo com ela, isso é comum somente na rede privada, apesar de propiciar mais conforto para a mulher.(leia mais abaixo)

 

A prefeita Francimara Barbosa Lemos esteve no HMMC para acompanhar mais este avanço que, para ela, “reflete a realidade de comprometimento com a população”. “É uma vitória muito grande oferecer tudo o que temos oferecido. É bonito demais ver o a história que estamos escrevendo no setor”, disse. Ela estava acompanhada do secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista.(leia mais abaixo)

 

Paralelamente, o vice-prefeito, Raliston Souza, pontuou que a unidade, após os diversos investimentos realizados, conta com dinâmica de funcionamento e estrutura similares a hospitais particulares.

Relacionados