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Pontos turísticos de Campos são destaque em trabalho em escola de Campos

Os alunos apresentaram o trabalho para a subsecretária de Turismo, Patrícia Cordeiro; a diretora de Turismo, Cláudia Anomal; e o chefe de Divisão de Inventário Turístico de Campos, Everaldo Reis

Foto: Divulgação.

Vários pontos turísticos de Campos foram utilizados em um trabalho escolar da turma do 7º ano do Ensino Fundamental 2 da Escola Santo Amaro, no bairro que tem o mesmo nome. A equipe da Subsecretaria Municipal de Turismo esteve nesta quarta-feira (29) na escola, acompanhando a apresentação dos trabalhos pelos alunos que desenvolveram roteiros a partir das experiências com os pontos turísticos de Campos. Participaram da atividade com os alunos, a subsecretária Patrícia Cordeiro; a diretora de Turismo, Cláudia Anomal; e o chefe de Divisão de Inventário Turístico de Campos, Everaldo Reis, que foram recebidos pela diretora Nathalye Crespo.  A subsecretaria é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campos. (leia mais abaixo)

 

A subsecretária Patrícia Cordeiro considerou fundamental a iniciativa da professora de Arte, Mônica Farias, responsável pelo trabalho escolar que protagonizou o turismo de Campos. “É muito importante essa iniciativa e um conforto para nós, que trabalhamos e acreditamos no potencial turístico de Campos, uma cidade historicamente e economicamente importante para o país. É uma geração que cresce com esse senso de pertencimento e, também, aprendendo a amar Campos e, quem ama, cuida”, disse Patrícia. (leia mais abaixo)

 

Cada grupo da turma montou um guia turístico-mirim apontando os pontos turísticos, considerados mais interessantes por cada grupo. “Nos roteiros que os alunos preparavam, constavam Vila maria, Cine São José, Solar da Baronesa, Solar dos Airizes, Igreja da Lapa, entre outros atrativos turísticos do nosso município”, disse a subsecretária, acrescentando que, cada grupo, apresentou o roteiro criado para a equipe do turismo, que também ganhou doces tradicionais de Campos, como chuvisco e goiabada. (leia mais abaixo)

 

No projeto, a equipe da escola destaca a forte relação do turismo com o patrimônio cultural do município. Eles também destacaram no projeto que o turismo deve ser muito mais que visitas a museu, bibliotecas e monumentos históricos, devendo “proporcionar também um importante contato entre o turista e as pessoas do local, do seu cotidiano e da sua cultura, e tem função importante para conservação da memória e identidade local, colaborando para que a cidade reconstitua a sua história. Em alguns locais históricos, são criados espaços privilegiados para os turistas, favorecendo sua presença”. (leia mais abaixo)

 

– Nossa proposta era que todos os alunos conhecessem os principais pontos turísticos do município, estudassem sua história e então produzissem um Guia Turístico-Mirim. Com os dados levantados, partimos para parte escrita. Os alunos deram um show, mostraram um envolvimento muito grande com o projeto. Grande parte dos alunos sequer conhecia a maioria dos nossos pontos turísticos. Assim, eles puderam conhecer melhor a história da cidade que habitam. Ao apresentar à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, nossa ideia é fomentar a criação de materiais instrutivos e atrativos que estimulem, dentro da própria cidade, o turismo cultural para que todos os campistas e aqueles que por aqui circulam conheçam mais da nossa cidade – destaca a professora Mônica no projeto.

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