O impacto socioeconômico da pandemia de coronavírus é tema de pesquisa que vem sendo realizada por meio de parceria entre a Coordenação de Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos. O estudo, elaborado pela doutora em Saúde Pública e professora do Departamento de Serviço Social da UFF, Viviane Aparecida Siqueira Lopes, teve início há 30 dias. A pesquisa, segundo Viviane Lopes, consiste em análise documental e entrevistas a pacientes que tiveram internados devido à Covid-19, em 2020, no Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC), que funcionou no Hospital Beneficência Portuguesa. (leia mais abaixo)
Ela explicou que, através de contato telefônico, os pacientes são convidados a participar da entrevista, que acontece na sala de Serviço Social, no Centro de Saúde, que funciona no prédio anexo ao da secretaria. Até o final do mês passado, nove pessoas haviam sido entrevistadas. Uma delas foi um comerciante de 61 anos, que teve Covid em abril do ano passado e ficou seis dias internado. Seu nome não pode ser revelado por questões éticas.(leia mais abaixo)
Viviane, que também é membro do Conselho Municipal de Saúde, disse que esses usuários não são obrigados a participar da pesquisa, mas a participação deles é muito importante para a realização do trabalho. “Por isso, pedimos a eles que, quando receberem um telefonema nosso, fiquem atentos ao nosso convite”, afirmou ela, ressaltando que a Coordenação de Serviço Social da secretaria, que tem como assessora chefe Márcia Cristina Ferreira Silva Amaral, foi quem preencheu a ficha social de cada paciente que precisou de internação, anotando dados econômicos e sociais. “Daí a parceria para a realização da pesquisa”, acrescentou.(leia mais abaixo)
A professora afirmou ainda que não há uma data definida para a conclusão do estudo, que visa analisar o perfil dos pacientes, sistematizando informações relevantes ao debate sobre o tema e à criação de políticas públicas. “Quando o relatório final estiver pronto iremos entregá-lo à Secretaria de Saúde e apresentá-lo em um evento na UFF”, disse.(leia mais abaixo)
Embora não possa falar sobre os dados coletados até o momento, Viviane disse ter percebido que entre os impactos causados pela pandemia estão a dificuldade financeira e o adoecimento em diversas áreas, como psicológica e pulmonar, com permanência de limites respiratórios.
*Fonte: Ascom