A Prefeitura de Cabo Frio entregou o cartão na Moeda Social Itajuru para 64 novos contemplados do Manoel Corrêa. A ação, realizada no auditório da Praça Tiradentes, no Centro, contou ainda com oferta de vários serviços do Governo Municipal, que somaram 56 atendimentos no geral. Além disso, oito novos comércios foram cadastrados para receber a moeda social no bairro.
Participaram da ação as superintendências de Proteção Social Básica, com atualização e informação sobre o Cadastro Único, registrando 20 novos recadastramentos e agendamentos referentes ao Programa Bolsa Família; da Pessoa com Deficiência, com sete atendimentos; e dos Direitos da Mulher, com orientação e encaminhamento para a rede de apoio às mulheres, totalizando nove atendimentos.
A Coordenadoria-Geral de Direitos Humanos realizou dez atendimentos com orientações variadas; e o setor de Sub-registro emitiu 12 certidões de nascimento.
Lançado em outubro de 2021, com o projeto-piloto no bairro Manoel Corrêa, o programa de transferência de renda atende atualmente 2.500 famílias distribuídas em mais quatro áreas: Monte Alegre, Boca do Mato, Porto do Carro e Vila do Ar (março/2022); Maria Joaquina, em Tamoios (julho/2022); Tangará, Emaús e Parque Eldorado 3 (outubro/2022) e Sinagoga (dezembro/2022).
Até o momento, o programa já transferiu pouco mais de R$ 5 milhões, incluindo uma recarga extra para os beneficiários, a título de 13º da Moeda, em 2022. Ao todo, o programa possui 231 estabelecimentos cadastrados nas localidades citadas e aptos a receber os recursos da transferência de renda.
Entre os beneficiários, o perfil social das famílias na expansão da Sinagoga, por exemplo, engloba 135 mulheres chefes de família, solteiras e com mais de três filhos; 23 pessoas com deficiência; 45 pessoas idosas; 152 famílias numerosas (com mais de 6 pessoas); e oito homens pais de família com mais de dois filhos.