A 42 centímetros de atingir a cota de transbordamento, que é 10,40 metros, o rio Paraíba do Sul segue apresentando elevação considerável na manhã desta quinta-feira (10). Às 9h, última medição realizada, a cota era de 9,98 metros, com a expectativa de que a taxa de elevação se mantenha entre 2 a 5 centímetros por hora ao longo da manhã. Equipes das Secretarias de Defesa Civil e Desenvolvimento Humano e Social estão nas comunidades da Coroa e Ilha do Cunha para orientar e dar assistência às famílias ribeirinhas.
Há previsão de um volume de chuva considerável nas regiões de influência hídrica do Paraíba nas próximas horas, situação que irá contribuir com a elevação do rio em Campos. Com o nível elevado, o Paraíba não está conseguindo absorver a água do rio Muriaé, que vem recebendo grande volume de seus afluentes na Região Noroeste Fluminense. Com isso, o nível do Muriaé em Campos também deve apresentar elevação considerável nesta quinta-feira.
PREVENÇÃO — Na manhã desta quinta-feira (10), equipes da Defesa Civil estão realizando vistoria em pontos vulneráveis na BR 356, em Três Vendas, onde há galerias sob a rodovia. A ação tem por objetivo identificar possíveis situações de risco e alinhar com os órgãos responsáveis ações emergências a serem adotadas, a fim de evitar desastres.
Em outra frente de trabalho, agentes da Defesa Civil estão enchendo sacos de areia para serem utilizados em pontos que apresentarem retorno de água pelos bueiros.
DESLIZAMENTO — Foi registrado um deslizamento de terra no KM 8 da RJ 230, no distrito de Santa Maria, no final da noite da última quarta-feira (9). Não houve vítimas. A Defesa Civil acionou o DER-RJ para fazer a retirada de terra no local.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 ou (22) 98175-2512.
Fonte: Secom
Post Views: 113