jornal-campista-1-1536x688

Mutirões irão intensificar o combate à dengue em Campos

Ao todo, 19 bairros foram selecionados para receber a ação que visa eliminar o maior número de focos do vetor e conscientizar a população sobre a importância de manter as medidas preventivas

Foto: Divulgação.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) selecionou 19 bairros que irão receber intervenções de combate e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio de mutirões. As ações começam na próxima sexta-feira (26) e seguirão até o dia 1º de março, com o objetivo de eliminar o maior número de focos do vetor e conscientizar a população sobre a importância de manter as medidas preventivas diariamente.(Leia mais abaixo)

Durante os mutirões, que acontecerão simultaneamente com as visitas domiciliares de rotina, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) estarão recolhendo inservíveis, telando as caixas d’águas e aplicando larvicida, se necessário. Também irão orientar a população de como manter o ambiente intradomiciliar livre de proliferação do mosquito. Os mutirões serão realizados todas as sextas-feiras, sempre a partir das 9h.(Leia mais abaixo)

“Dengue mata. Não podemos deixar que isso continue acontecendo, mas, para isso, precisamos da ajuda da população, pois 80% dos focos ainda são encontrados dentro das residências e isso pode ser evitado”, reforça o coordenador do Programa Municipal de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.(Leia mais abaixo)

Entre os critérios de seleção dos bairros estão os que apresentaram maior índice de infestação no Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), cujo resultado geral do município foi de 4,9%, e índice de oviposição no monitoramento por Armadilhas Ovitrampas, além daqueles que apresentam casos confirmados de dengue. Até o dia 18 deste mês, o município totalizava 75 casos. Não há confirmação para chikungunya e zika.(Leia mais abaixo)

Para afastar o risco de uma epidemia no município, ações como não deixar água parada são de extrema importância, segundo Claudemir Barcelos. “O mosquito se prolifera em água limpa e parada, então, reserve 10 minutos por semana para verificar seu quintal, lavar bebedouro de animal com esponja ou escova, vedar sacos de lixo, vistoriar os ralos, calhas, caixas d’água, depósitos de degelo de geladeiras e ar-condicionado. Essas medidas evitam os focos do mosquito e, consequentemente, o número de casos da doença”, disse.(Leia mais abaixo)

Confira o cronograma dos mutirões:

    • 26/01 – Parque Vista Alegre e Parque Rosário, Parque Corrientes.
    • 02/02 – Parque Benta Pereira, Jardim Aeroporto, Parque Riachuelo, Parque Pecuária
    • 08/02 – Jóquei Clube, Parque Nova Brasília e São José
    • 16/02 – Matadouro, Ururaí e Campo Limpo
    • 23/02 – IPS, Tapera e Goitacazes
    • 01/03 – Novo Jóquei, Parque Esplanada e Donana

Relacionados