O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vem intensificando as ações de combate e prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta sexta-feira (17), um dia após a ação multisecretarial no bairro do Jockey Club, os Agentes de Combates às Endemias (ACE) estarão percorrendo as ruas dos parques Vista Alegre e Califórnia, além da localidade de Ponta da Lama.(leia mais abaixo)
Durante a ação, os agentes irão vistoriar imóveis residenciais, comerciais e terrenos baldios, além de estarem orientando os moradores quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito, recolhimento de inservíveis, colocação de tela em caixa d’água. Também será realizada aplicação de larvicida, quando necessário, bloqueio aeroespacial com bomba costal, que possui jato direcionado.(leia mais abaixo)
De acordo com o balanço divulgado nesta quinta-feira, de janeiro até hoje (16), 799 casos de dengue foram confirmados em Campos, sendo um óbito de um idoso de 84 anos, morador de Travessão. Nenhum caso de zika nem de chikungunya foi registrado no município.(leia mais abaixo)
FORÇA-TAREFA – Nesta quinta, 2.155 imóveis foram vistoriados pelo CCZ durante o mutirão integrado no Jockey. A ação envolveu múltiplas secretarias com o principal objetivo de evitar a proliferação do mosquito. Os Agentes de Combates às Endemias e servidores públicos também percorreram outros pontos estratégicos para identificar criadouros e focos do Aedes.(leia mais abaixo)
Neste mutirão, foram tratados com aplicação de larvicida 601 imóveis, incluindo terrenos baldios. Além disso, foram eliminados 58 focos do mosquito e recolhidos 100 pneus e 42 sacos contendo inservíveis. Os agentes também telaram 8 caixas d’água. Outras ações do CCZ na força-tarefa envolveram as equipes de controle de roedores e peçonhentos.