Morar com Saúde tem edição especial de aniversário com atendimento no Aldeia 2

Nas nove primeiras edições foram realizados mais de 16 mil atendimentos e aplicadas mais de 2 mil vacinas nos territórios por onde o projeto passou

Foto: César Ferreira/Secom.

O Programa Morar com Saúde chegou ao conjunto habitacional Tribos Indígenas, no Parque Aldeia 2, neste sábado (18), levando diversos serviços, tanto de saúde quanto de assistência social aos moradores locais, além de entretenimento.

O Prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira e outras autoridades, esteve no local e, junto com a população, comemorou os mais de 16 mil atendimentos realizados em 1 ano de programa, completados em maio deste ano.

Wladimir destacou que o Morar com Saúde foi criado para levar os mais diversos serviços de saúde aos moradores dos 23 conjuntos habitacionais do município, dos quais 19 foram criados na gestão da Rosinha e do Garotinho e que, muitas das vezes, não conseguem sair para buscar esses serviços.

“Estamos comemorando um ano do programa, que foi desenvolvido a meu pedido, exatamente para levar todos os serviços de saúde que a prefeitura oferece para os conjuntos habitacionais. São pessoas que muitas das vezes não conseguem sair para ir até um posto de saúde ou ter acesso ao sistema de marcação de consulta, à vacina. Já foram mais de 16 mil atendimentos em nove edições. O projeto já é um sucesso e agora vamos buscar aprimorar, expandir e melhorar o atendimento à população”, disse o prefeito, que também comemorou o aumento de 7% para 50% da cobertura pela Estratégia e Saúde da Família no município.

Pela Secretaria Municipal de Saúde foram realizados atendimento com clínico geral, pediatra, dentista, oftalmologista, urologista, assistência farmacêutica, além de aplicadas 98 doses de vacinas do calendário básico de imunização, gripe e Covid-19.

Também foram feitos agendamentos de exames citopatológico (preventivo), mamografia, laqueadura e vasectomia, e emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A moradora Cristiane da Silva Pereira aproveitou para se consultar com o clínico geral e elogiou o programa e o profissional.

“O programa é sensacional. É muito bom a ideia de levar esses serviços aos bairros. O médico é excelente. É difícil a gente chegar na área da saúde e ter o privilégio dessa atenção que ele teve comigo aqui, então só tenho a agradecer”, disse.

Já o pedreiro Jamil de Souza, 52 anos, contou que realizou exame de sangue e aproveitou para agendar o de próstata.

“Serviço está excelente. Nunca fiz o exame da próstata, então aproveitei a consulta com o médico e já agendei”, disse.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, além de atualizar os dados cadastrais das famílias e realizar novos cadastros para a inclusão em programas como o Bolsa Família e Mãe Coruja, também ofereceu corte de cabelo, tranças étnicas e esmaltação de unhas.

Contente com os serviços de saúde que ela e as filhas receberam, Ana Helena da Conceição Silva aproveitou para esmaltar as unhas.

“Está sendo uma maravilha para meu bairro, pois aqui é difícil ter projetos assim. Minhas filhas e eu já fomos ao médico e agora estou fazendo as unhas. Tudo de bom”, disse.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) levou vacinação antirrábica de cães e gatos e realizou agendamento para a castração de animais de pequeno porte. Também orientou os moradores quanto aos cuidados para evitar acidentes com animais sinantrópicos e as doenças transmitidas por mosquitos e roedores. Já a equipe do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), realizou serviços como o credenciamento de vagas de estacionamento para idosos e pessoas portadoras de deficiência, cartão de gratuidade de transporte, dentre outros.

O Morar com Saúde é coordenado pela Secretaria de Governo (Segov). Um mês antes da grande ação, equipes percorrem todo o condomínio habitacional para cadastramento dos moradores e fazer o levantamento das dos serviços que foram realizados e são renovadas a cada edição.

Participando pela primeira vez, com consultas oftalmológicas, o médico Marcos Moreira disse que o Morar com Saúde tem sido de bastante importância para a comunidade, principalmente as mais carentes, que tem sido o foco principal da prefeitura.

“A iniciativa do prefeito em chefiar, comandar, financiar e implementar esses eventos é fundamental para a comunidade, para a saúde pública. Na verdade, é a presença da prefeitura em prol da comunidade”, disse.

Para essa edição foram 600 casas cadastradas. “Estamos muito felizes, pois não adianta nada a gente montar toda essa estrutura se a população não vir. As pessoas vieram em massa, mesmo com esse calor. Agradeço ao Prefeito pela confiança e toda minha equipe, que é nota mil”, disse a coordenadora Lindamara Silva, que já está preparando a nova edição que acontecerá em Dores de Macabu, no próximo final de semana, além da Tapera 3 e a edição especial de verão, que será em Farol de São Tomé.

Relacionados