jornal-campista-1-1536x688

Moradores de Palmares prestigiam a 13ª edição do Social + Perto

A primeira-dama Tassiana Oliveira marcou presença no evento, que ajudou os alunos a colherem cenoura e alface na horta e também a plantarem novas mudas de hortaliças

Foto: Divulgação.

A 13ª edição do Social + Perto foi realizada nesta terça-feira (04), na localidade de Palmares, no Norte de Campos. O evento atraiu moradores da região à Escola Municipal Genésio Viana, onde o programa da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social foi reforçado com atendimentos sendo prestados também por equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) local. A primeira-dama Tassiana Oliveira a acompanhou o atendimento à população, junto com o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, a diretora da unidade escolar, Juliana Freitas; e a coordenadora da UBS, Glaicy Vieira. (leia mais abaixo)

Jamilton Barros Coutinho, de 60 anos, foi logo atendido pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). “Trabalhava como motorista e estou desempregado já há algum tempo, sou hipertenso e, sem receber nenhum benefício, fica difícil. Me informaram que posso receber a Auxílio Brasil, mas preciso estar cadastrado no CadÚnico. Fizeram meu cadastrado e agora é esperar. Acho que uma ação como essa, que traz o atendimento até a gente, é importante para a gente saber os nossos direitos, para assistir a população”, falou o senhor. (leia mais abaixo)

Dona Dejanira de Souza Chagas, 76, é viúva e também foi buscar o Auxílio Brasil. Ela contou que faz tratamento e gasta todo o dinheiro da aposentadoria em medicamentos. “Se Deus ajudar e a gente conseguir esse auxílio, vai ser muito bom. E esse projeto aqui, perto, é muito bom. Sou nascida e criada aqui, em Palmares, nem sei andar direito no Centro. O governo vir para perto da gente, ajuda muito. E esse governo tem feito muito pela gente”, destacou a senhora. (leia mais abaixo)

Enquanto os adultos buscavam se cadastrar ou atualizar dados em programas sociais, ou obter encaminhamentos para exames e consultas médicas ou, ainda, aproveitavam para cortar o cabelo e passar por uma massagem com um massoterapeuta, as crianças aprendiam sobre a importância dos alimentos na Horta Pedagógica da escola, desenvolvida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, e no Projeto Alimentação, em uma parceria do Social + Perto com a Universidade Estácio de Sá. (leia mais abaixo)

A primeira-dama ajudou os alunos a colherem cenoura e alface na horta e também a plantarem novas mudas de hortaliças. Ela também se encantou com as crianças diferenciando os alimentos saudáveis e os que não devem ser consumidos regularmente. (leia mais abaixo)

“Esse projeto é muito interessante, porque informa a população sobre os diretos, promove a inclusão social, estimula as pessoas a cuidarem mamis da saúde. As crianças também adoram e, nessa parte da agricultura, com a horta, e do nosso projeto Alimentação, elas estão tendo acesso à educação nutricional, como a alimentação pode promover uma melhor qualidade de vida. Elas aprendem aqui e passam para os pais e familiares. O resultado é muito legal”, destacou a estagiária acadêmica de Nutrição da Estácio de Sá, Amanda Ferreira. (leia mais abaixo)

Saúde – Equipes da Saúde migraram da UBS de Palmares para atuarem no Social + Perto desenvolvido das 9h as 15h na Escola Municipal Genésio Viana. Eles promoveram a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Maria da Glória Silva dos Santos, 68, participou da campanha. “Explicaram a importância do autoexame das mamas, deram folhetos com orientações e ainda marcaram a mamografia para eu fazer. Gostei muito”, declarou.

 

Relacionados