O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, equipamento administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e instalado no Solar do Colégio, localizado na Rodovia Sérgio Vianna Barroso, em Tocos, na Baixada Campista, recebeu, nesta quinta-feira (15), celebrações natalinas. A coordenadora do Arquivo, Rafaela Machado, recepcionou a comunidade, junto com os colaborares do Arquivo e a represente do gabinete da presidência da FCJOL, Maria Luíza Brotinho Vieira. (leia mais abaixo)
A primeira atividade foi a Santa Missa, presidida por Padre Alfredo Rosa Borges, da Paróquia São Gonçalo, de Goitacazes. Em seguida, o Grupo de Teatro Itinerante apresentou o Presépio Vivo. A última atividade foi a apresentação da Cantata de Natal, com Sociedade Musical Euterpe Sebastianense, no pátio do Solar. O historiador Carlos Freitas, ex-diretor do Arquivo, prestigiou as atividades.(leia mais abaixo)
“A nossa já tradicional missa natalina faz parte de um esforço de valorização do Solar do Colégio. Além disso, é também o momento em que reaproximamos os habitantes das localidades à capela e à vocação religiosa que esse lugar tão repleto de histórias possui. Esse é sempre um momento de celebração, mas também de reflexão e nos permite viver de perto todo o simbolismo que a história de um lugar pode nos dar”, avaliou Rafaela Machado.(leia mais abaixo)
ESPETÁCULOS NATALINOS – Além da apresentação realizada nesta quinta-feira, no Arquivo, a Euterpe Sebastianense e o Presépio Vivo visitaram, recentemente, outras localidades da Baixada Campista. No último dia 10, os grupos passaram por Caxias de Tocos. No dia 11, as apresentações aconteceram em Campo Limpo e São Sebastião, e no dia 14, foi a vez da Casa de Cultura Felix Carneiro, na Praia do Farol de São Thomé. Já a Sociedade Musical Lira de Apolo esteve com o Grupo de Teatro Itinerante em Morro do Coco, no dia 12, na Paróquia Nossa Senhora da Penha.