Quem tem mais de 15 anos e deseja concluir os estudos pode realizar a matrícula para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) até o dia 6 de agosto, nas unidades escolares próximas da sua residência que ofereçam essa modalidade de ensino. Para fazer a matrícula é necessário levar documentos pessoais como Identidade, CPF e comprovante de residência. Atualmente a EJA está presente em 22 unidades e conta com 2.800 alunos.
As aulas são presenciais e são oferecidos cadernos em forma de módulos que compõem os componentes curriculares. A coordenadora da EJA, Greice Souza, explicou que os professores que trabalham com esse público passam por treinamento específico, cursos de capacitação e contam com todo suporte pedagógico.
A EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilita sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.
A EJA, anos iniciais é destinada a jovens a partir de 15 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9° ano. Já a dos nos anos finais é para os maiores de 18 anos que não completaram o Ensino Médio. Ao concluir essa etapa, o aluno está preparado para realizar provas de vestibular e Enem, para ingressar em universidades. O tempo médio de conclusão é de 18 meses. (leia mais abaixo)
“A Educação de Jovens e Adultos representa o resgate do ser humano como um todo. É a oportunidade que ele tem de voltar a sonhar, a viver e de ter de volta sua identidade. A EJA representa a possibilidade de o aluno vivenciar a leitura, escrita e, também, de ser inserido no mercado de trabalho ou conseguir um emprego melhor”, acredita Greice. (leia mais abaixo)
A Professora de Suporte Pedagógico (PSP) Dirleia Lugão, conta que o setor pedagógico e as PSPs dão total contribuição para a EJA funcione da melhor maneira, ajudando os alunos em trabalhos, indo às salas conversando e incentivando a fazer os cursos oferecidos pela Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) e ainda a continuar os estudos após a conclusão do 9º ano. (leia mais abaixo)
“Temos escolas com número grande de alunos como a Professora Eunícia Ferreira da Silva, 29 de Maio, Maria Lúcia, temos uma equipe muito comprometida para que a EJA cresça e realmente aconteça. As formaturas têm sido feitas de forma muito organizadas para que eles realmente se sintam valorizados. Temos incentivado eles a continuarem a estudar através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceja) que é para os alunos que desejam concluir o Ensino Médio”, diz Dirleia.
CONFIRA ABAIXO A RELAÇÃO DAS UNIDADES QUE OFERECEM EJA:
EM Manoel Coelho – Goytacazes
Maria Lúcia – Turfe Clube
Francisco de Assis – Matadouro
EM Pequeno Jornaleiro – Centro
EM Prof.ª Wilmar Cava Barros – Jockey Club
Custódio Generoso Vieira – Calabouço
Centro Educacional 29 de Maio – Pecuária
EM Amaro Prata Tavares – Centro
Prof. Eunícia Ferreira Da Silva – Santa Rosa
EM Albertina Azeredo Venâncio – Travessão
EM Prof. Olga Linhares Corrêa – Calabouço – R2 N
CIEP Brizolão 481 Arnaldo Rosa Viana – Pq Aurora
EM Dr. Getúlio Vargas – Tocos
EM Dr. Luiz Sobral – Jardim Carioca
EM Farol de São Tomé
EM Lídia Leitão – Cidade Luz
EM Lulo Ferreira de Araújo – Morro do Coco
EM Carlos Chagas – Jacarandá (Travessão)
EM Santa Terezinha – Baixa Grande
CIEP Francisco Portela – Tocos
EM Marechal Artur da Costa e Silva – Parque Presidente Vargas
EM Mario Barroso – Ururaí