Quem dá aquela pausa na rotina à noite para apreciar o quebrar das ondas do mar já espera a espuma branca contrastando com a imensidão do oceano às escuras. Mas em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, mas especificamente na Praia Grande, uma nova cor surgiu, um azul fluorescente que desenhou, como num conto de fadas, as linhas desse cenário natural.(leia mais abaixo)
O fenômeno é chamado de bioluminescência. A cor diferenciada nasce de uma reação química produzida por alguns microrganismos que brilham no escuro.(leia mais abaixo)
A imagem despertou curiosidade e foi registrada em vídeo, que começou a circular nos últimos dias nas redes sociais. É possível ver que a luminosidade fica diferente conforme as ondas se movimentam.(leia mais abaixo)
O biólogo Eduardo Pimenta explica mais sobre o fenômeno.(leia mais abaixo)
“A bioluminescência é a incrível capacidade que alguns organismos possuem de brilhar no escuro. É possível encontrar esses organismos em diversas formas, em diversos ambientes, mas principalmente, nos mares e oceanos. Há uma grande variedade desses organismos, como, por exemplo, as águas-vivas, os peixes, os moluscos, além deles, algumas bactérias, fungos e algas”, disse o biólogo.
Fonte: g1