jornal-campista-1-1536x688

Mais uma captação de órgãos em Campos

Este ato de amor ao próximo vai beneficiar três pessoas que aguardam na fila de receptores

Foto: Divulgação.

A família de uma mulher de 55 anos, que reside no Parque Saraiva, no distrito de Goytacazes, transformou um momento de doar em uma ação de amor ao próximo, ao autorizar a equipe do Programa Estadual de Transplantes( PET) a realizar mais uma captação de órgão. Esse ano foram 05 captações, sendo 6 córneas, 4 fígados, 2 rins e 01 doador de pelo, tendões e ossos.

De acordo com o psicólogo da equipe do N F Transplante, que funciona no Hospital Ferreira Machado, Luiz Cosmelli, a- doadora foi vítima de um Acidente Vascular Encefálico (ACE) isquêmico, e os três filhos e a irmã autorizaram a doação dos órgãos.

A iniciativa levou a equipe do NF- Transplante, a mobilizar mais uma vez a equipe do Programa Estadual de Transplantes a vir do Rio de Janeiro para a captação das córneas e fígado, que vai beneficiar três pacientes da fila de receptores

De acordo, com o psicólogo Luiz Cosmelli, nos últimos anos vem aumentando essa conscientização entre as famílias das pessoas com morte encefálica. ” De um momento de dor, eles transformam num ato de amor ao próximo, autorizando a doação de órgãos. Gesto que vem devolvendo uma melhor qualidade de vida a pacientes que estão na fila estadual de receptores” comentou.

Em 2021, a equipe do NF- Transplantes de Campos mobilizou as famílias de vítimas, proporcionando a captação de 16 rins, 10 córneas e 6 fígados.

Relacionados