jornal-campista-1-1536x688

Mais de 23 mil serviços executados pelo PSE em 137 escolas neste ano

Programa Saúde na Escola realizou 23.382 ações e serviços ao longo de 2023, atendendo a centenas de pessoas

Foto: Divulgação.

O Programa Saúde na Escola (PSE), ligado à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e à Secretaria Municipal de Saúde, realizou 23.382 ações e serviços ao longo do ano de 2023, atendendo a centenas de pessoas. São dezenas de projetos que contemplam não apenas alunos da rede municipal de ensino, mas toda a comunidade escolar. Ao todo, 137 unidades foram visitadas pelas equipes do programa neste ano, sendo 57 creches e 80 escolas, além de outros 12 eventos da Prefeitura em locais como Jardim São Benedito, por exemplo.(Leia mais abaixo)

 

O coordenador do PSE Campos, João Paulo de Oliveira, afirmou que o programa visa contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.(Leia mais abaixo)

 

“É com alegria e satisfação que encerramos o ano de 2023 com um número expressivo de ações do PSE. Agradeço imensamente à equipe do programa que atua na ponta levando as ações de Educação em Saúde para as escolas/creches do nosso município”, disse.(Leia mais abaixo)

 

Para João, a Educação em Saúde tem se tornado cada vez mais importante e estratégica. “Levamos informação e conhecimento aos alunos, responsáveis, profissionais e toda a comunidade escolar sobre como podemos cuidar melhor da nossa saúde, principalmente de maneira preventiva. Ao focarmos em informação e prevenção é possível evitar doenças, usufruindo de uma vida com mais saúde e qualidade. Informação é proteção!”, comentou.(Leia mais abaixo)

 

Ele destacou as parcerias com outros órgãos e instituições, que contribuem ainda mais para a ampliação das ações, como IFF Campus Guarus; Faculdade de Medicina de Campos (cursos de medicina e farmácia), UNIFLU (curso de fonoaudiologia e odontologia); Secretaria Municipal de Defesa Civil; Universidade Federal Fluminense; estagiários de Psicologia e Fonoaudiologia do Programa Primeira Chance; setores da Seduct e da Secretaria Municipal de Saúde, como a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, que tornam possível a vacinação itinerante nas escolas e creches.(Leia mais abaixo)

 

O Programa conta com uma equipe de 27 profissionais entre professores, pedagogos, psicólogas, fonoaudiólogas, nutricionistas, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e administrativo.(Leia mais abaixo)

 

“O trabalho só é possível de chegar nas unidades por conta do envolvimento de todos, seja da equipe do Programa, direção da unidade, setor de transporte, entre tantos outros. Aqui fica a minha gratidão a esses profissionais que a cada dia insistem por uma educação de qualidade pautada na saúde como um todo”, finalizou João.(Leia mais abaixo)

 

ALGUNS DOS PROJETOS PROMOVIDOS PELO PSE:

– Vacinação Itinerante

– Testagem contra Covid

– Projeto Eu Digo Não – Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

– Projeto Escola Protetora da Mulher

– Projeto Aprendendo a Crescer: Estatuto da Criança e do Adolescente

– Projeto Saúde do Adolescente

– Direito Sexual e Reprodutivo: o Tempo Desejável Para Engravidar

– Prevenção do Câncer de Pele

– Projeto Roda da Saúde

– Projeto Crescer Saudável: Enfrentamento à Obesidade Infantil

– Orientação Nutricional

– Projeto Família na Escola

– Projeto Bullying Não é Legal

– Projeto Valorização da Vida

– Projeto Saúde Auditiva nas Escolas

– Projeto Desenvolvendo Habilidades e Promovendo Aprendizagens

– Workshop de Saúde Mental dos Profissionais da Educação – Promovendo Saúde Integral

– Projeto Educar Para Transformar: Ensinando Meus Filhos a Sorrir

Relacionados