As inscrições para a 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia estão abertas. Ela é voltada a estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental e no ensino médio, com a orientação de um professor. As inscrições começaram no último dia 20 e poderão ser realizadas até o dia 22 de maio no portal (AQUI). (leia mais abaixo)
De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, para participar da olimpíada, a escola deverá formar uma equipe constituída por três estudantes e um professor. “A prova será composta por três fases realizadas por meio de plataformas virtuais classificatórias em nível estadual e a etapa nacional, que acontecerá de forma presencial”, disse.(leia mais abaixo)
Para a prova final, serão selecionadas duas equipes de cada federação brasileira, correspondendo a 54 equipes, das quais sairão os vencedores. Conforme o regulamento, das duas equipes estaduais, uma deverá ser de instituição de ensino pública e a outra privada. As provas das três primeiras fases constam de perguntas de múltiplas escolhas e de realização de tarefas.(leia mais abaixo)
As provas serão realizadas no mês de junho, e o encontro presencial acontecerá no mês de outubro. A olimpíada também oferece materiais de estudos e de apoio para os estudantes. As provas on-line serão acessadas pelo professor/coordenador na página (AQUI).(leia mais abaixo)
De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Márcia Scot, o objetivo é promover o estudo da Geografia, estimular a convivência entre estudantes e professores e ampliar a prática de procedimentos científicos na solução de problemas.(leia mais abaixo)
Para a inscrição está sendo cobrada uma taxa no valor de R$ 30 para estudantes de escolas públicas e R$ 50 para integrantes de instituições de ensino particular.(leia mais abaixo)
Premiação – A Olimpíada Brasileira de Geografia disponibilizará certificados e medalhas aos participantes. Os estudantes classificados para a 3ª fase on-line receberão certificados digitais. Os estudantes que obtiveram destaques na fase presencial também poderão participar da Olimpíada Internacional de Geografia (Igeo).