IMTT segue ampliando infraestrutura cicloviária na cidade

2021-2022: IMTT aumentou o número de ciclovias de 28,4km para 30,5km, já as ciclofaixas foram de 14,7km para 18,6km, ciclorotas de 1,8km para 1,9km, além de calçadas compartilhadas com 1,5km

Foto: Telmo Filho/SubCom.

Com a iniciativa de gerar maior segurança no tráfego de ciclistas pela cidade, a prefeitura de Campos, por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) tem avançado na ampliação da infraestrutura cicloviária no município. Somente nos primeiros anos da atual gestão (2021-2022), o instituto aumentou o número de ciclovias de 28,4km para 30,5km, já as ciclofaixas foram de 14,7km para 18,6km, ciclorotas de 1,8km para 1,9km, além de calçadas compartilhadas com 1,5km. (leia mais abaixo)

 

No geral, em 2021, o órgão tinha 46,4km de infraestrutura cicloviária em todo o município, ampliando para 52,5km em 2022. A expectativa é que com a finalização das obras de asfaltamento das 103 ruas, a marca suba para 60km. (leia mais abaixo)

 

Neste primeiro projeto, 14 ruas e avenidas irão contar com as ciclofaixas, sendo elas: Rua Arthur Nogueira, Cora de Alvarenga, Doutor Mattos, Barão de Miracema, Tomás Coelho, Gilberto Cardoso, 13 de maio e Avenidas São Fidélis, Alberto Torres, Presidente Vargas, XV de novembro, Nilo Peçanha, 7 de setembro e Nossa Senhora de Fátima. (leia mais abaixo)

 

O presidente do IMTT, Nelson Godá, ressalta a importância na ampliação das ciclofaixas e o compromisso com a segurança no trânsito, que recebe cerca de 50 mil ciclistas diariamente “Cada vez mais estamos vendo o crescimento da utilização da bicicleta pela população como meio de locomoção, seja para o trabalho, estudo ou até mesmo de lazer, e isso ,consequentemente, traz ótimos benefícios para a cidade como a redução de veículos, que geram engarrafamentos, qualidade pro meio ambiente com a redução de emissão de gases e também o estimulo na prática mais saudável que atinge todas as faixas etárias. Nosso compromisso é garantir qualidade, segurança e promover interconexão entre as áreas já existentes e futuras”, destacou. (leia mais abaixo)

 

PROJETOS FUTUROS

Nesta última terça-feira (29) foi aprovado pela Caixa Econômica, um projeto em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENF), que visa a requalificação e manutenção da ciclofaixa na Salo Brand e aquisição de paraciclos e bicicletários, que agora entrará em processo de licitação. (leia mais abaixo)

 

Além disso, um outro projeto em parceria com o CIDENF está em processo de elaboração e estudo, para a ampliação e conectividade dos municípios por meio do transporte cicloviário.

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