jornal-campista-1-1536x688

Implementação do SAMU e obra da Fundação de Saúde

O investimento na reestruturação e modernização dos serviços das unidades faz parte do plano do governo Wladimir Garotinho para a saúde do município

Foto: Isabela Corrêa / Divulgação.

Nesta semana gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizaram uma reunião com o Secretário de Obras e discutiram os possíveis locais disponíveis para a implantação da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Também foi apresentado o projeto da nova sede da FMS no Hospital Ferreira Machado (HFM). O investimento na reestruturação e modernização dos serviços das unidades faz parte do plano do governo Wladimir Garotinho para a saúde do município. (leia mais abaixo)

 

No aniversário de 188 anos de elevação de Vila de São Salvador à categoria de cidade, Campos ganhou nove das 15 ambulâncias que farão parte do SAMU da Região Norte Fluminense, que está sendo implantado em parceria com o Governo do Estado. Os veículos, novos e modernos, fazem parte do projeto “SAMU 100% RJ”, que escolheu Campos como base para a Central de Regulação do serviço na região, composta por oito municípios, entre eles, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Cardoso Moreira, São João da Barra, que também já receberam as ambulâncias. (leia mais abaixo)

 

O Presidente da FMS, Arthur Borges destaca que o SAMU é um grande avanço para a saúde do município. “O SAMU é um serviço que colabora com toda a rede de saúde, minimizando agravos à saúde, oferecendo atendimento rápido e qualificado, sempre com o objetivo de salvar vidas. Estamos em busca de uma área que seja de fácil acesso as principais vias da cidade para conseguir ter agilidade no atendimento”, informou.

 

Nova sede da FMS

A sede da Fundação Municipal de Saúde localizada no 2ª andar do Hospital Ferreira Machado irá mudar para um novo local. Os gestores da FMS juntamente com o Secretário Municipal de Obras, Fábio Ribeiro estiverem no novo local do hospital, onde realizaram uma visita técnica, conheceram as condições do prédio e definiram a etapa da mudança que deve seguir um cronograma especifico para cada área, com o objetivo de causar menos impacto na rotina administrativa.

 

“A nova sede da FMS vai viabilizar o andamento da obra do pronto-socorro, onde a atual sede será transformada em enfermarias para a internação dos pacientes enquanto durar a obra do HFM. A mudança irá gerar mais eficácia e agilidade nos processos burocráticos que a Fundação faz como exemplo processos licitatórios, compras, além de melhor atender os nossos funcionários”, disse o Superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes.

 

Também participaram da reunião o Superintendente de Faturamento e Finanças da FMS, Filipe Mocaiber; o Secretário Municipal de Obras, Fábio Ribeiro; a Diretora de Projetos da Secretaria de Obras, Bruna Belém e o Diretor de Engenharia da FMS, Rafael Bechara.

 

SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. (leia mais abaixo)

 

O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. As ambulâncias do SAMU são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.

Relacionados