jornal-campista-1-1536x688

Hidroginástica movimenta idosos no Clube da Terceira Idade

Atividade é realizada pela Prefeitura de Campos, por meio da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

Foto: Divulgação.

Visando proporcionar e potencializar a qualidade de vida dos frequentadores do Clube da Terceira Idade, a Prefeitura de Campos, por meio da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, atende cerca de 150 idosos durante as aulas de hidroginástica realizadas todas às segundas, quartas e sextas-feiras.(leia mais abaixo)

Para a Subsecretária, Rosilaine Tavares, na terceira idade começa a necessidade de acessar atividades e projetos que proporcionem esses momentos de atividades, socialização e troca de experiências. “Esse ambiente disponibilizado para a terceira idade torna a vida dessas pessoas mais ativa, feliz e saudável. E para nós é muito gratificante cuidar de vidas, de pessoas e ver resultados”, disse a subsecretária.(leia mais abaixo)

O professor Fábio Alexandrino Bernardo, que atua na unidade, explica que a atividade tem extrema importância no dia a dia dos idosos, principalmente por ser forte influenciador da autonomia. “Nesta fase é essencial que eles tenham autonomia, já que muitos moram sozinhos. São necessidades simples do dia a dia que se tornam difíceis para os idosos e a atividade física, em especial a hidroginástica, ajuda a trabalhar a coordenação motora, tão necessária para o fortalecendo dos músculos”, conta.(leia mais abaixo)

A aposentada Gilda Carneiro disse que aprendeu a valorizar pequenas coisas do dia a dia e ganhou mais disposição com a prática da hidroginástica. (leia mais abaixo)

“Estar aqui é essencial para a mente e para o corpo. Muita coisa mudou depois que iniciei da hidro, porque aprendi a valorizar à vida e as coisas que faço e produzo em casa. Hoje não sinto falta de nada, meus dias são preenchidos, sempre volto mais animada e consigo fazer tudo que preciso sem sentir cansaço”, destacou Gilda.(leia mais abaixo)

Praticante há cerca de três meses das aulas, Evanildo Pacheco, conta que iniciou a atividade após uma trombose.(leia mais abaixo)

“Há um ano eu estava internado com trombose. Após o período de repouso, me orientaram a fazer hidroginástica e desde que comecei a minha perna desinchou, me sinto mais disposto e com a certeza que a hidro me curou. Na última semana fiz todos os exames e não tenho mais nada, estou com as artérias limpas e um quadro saudável. Isso é um estímulo a continuar me cuidando e quanto mais eu faço a hidroginástica, mais eu quero fazer”, ressaltou.(leia mais abaixo)

O Coordenador do Clube da Terceira Idade, Carlos Augusto Faria, destaca que a hidroginástica trabalha o Cognitivo, o afetivo e o psicomotor, o que contribui para a qualidade de vida dos frequentadores. “Quando começamos o trabalho percebemos que os idosos chegaram mais afetados e cansados, principalmente, devido ao período de distanciamento causado pelo Covid-19. Depois de passarem muito tempo em casa, a hidro pôde colaborar com a saúde física, mental e emocional deles. Essa atividade é fundamental na vida dos idosos”.(leia mais abaixo)

BENEFÍCIOS – Os principais benefícios da hidroginástica são relacionados a motricidade e flexibilidade, circulação e respiração, redução de inchaço de peso, fortalecimento de ossos e músculos, promoção do bem-estar e da disposição. O professor Fábio conta ainda que ensina atividades para que eles possam fazer em casa nos dias que não tem a hidro. “Todos os exercícios realizados aqui eu tento adaptar para que eles possam fazer em casa. Além de promovermos passeios a cada 15 dias, visando o ecoturismo, o que ajuda muito na socialização e interação entre eles”, finaliza.

Relacionados