jornal-campista-1-1536x688

HGG conta com programação voltada para o Setembro Amarelo

Até sexta-feira (23), a coordenação de Psicologia do hospital vai distribuir panfletos e orientar os pacientes, seus familiares e as pessoas que estiverem na Nova Emergência sobre os sinais de alerta

Foto: Ascom.

O Hospital Geral de Guarus (HGG), que está com a Nova Emergência em pleno funcionamento, desde o dia 08 de setembro, aderiu à campanha Setembro Amarelo, mês dedicado a ações de conscientização e prevenção do suicídio. A programação começou hoje (19) e prossegue até sexta-feira (23). (leia mais abaixo)

 

Nesta segunda-feira (19) foi realizada roda de conversa com os profissionais do hospital, mediada pela psicóloga Denise Gondim. Ela abordou o tema “A Clínica do Suicídio no Hospital de Emergência”. Participaram da palestra a direção clínica, alguns coordenadores de serviços e a equipe de psicólogos do HGG.(leia mais abaixo)

PUBLICIDADE

 

“A presença do psicólogo na emergência faz toda a diferença. Podemos dizer que ele é um profissional de saúde mental. Quando uma pessoa que tentou suicídio chega ao hospital, ela precisa ser acolhida, mas também de uma escuta especializada. Normalmente, após o atendimento, ela é liberada e, muitas vezes, acaba praticando o mesmo ato. O psicólogo é quem vai escutar esse paciente e prestar apoio à família, além de encaminhá-lo para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município”, explicou Denise.(leia mais abaixo)

 

Na quarta-feira (21), a partir das 14h, a coordenação de Psicologia do HGG vai distribuir uma fita amarela, que é o símbolo da campanha, e panfletos informativos sobre a RAPS, que presta atendimento e acolhimento às pessoas em sofrimento mental no município.(leia mais abaixo)

 

“Vamos conversar com os pacientes, seus familiares e as pessoas que estiverem na Nova Emergência aguardando pelo atendimento. Queremos alertar sobre alguns sinais que são essenciais para verificar se o comportamento indica algum risco”, afirmou a coordenadora de Psicologia do HGG, Lia Regina Tinoco. A mesma ação será realizada na quinta-feira (22) e sexta-feira (23).(leia mais abaixo)

 

Além de quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), do Programa de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, conta com quatro Residências Terapêuticas (RTs); Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI); Serviço de Matriciamento; Serviço de Desinstitucionalização; Pronto Socorro Psiquiátrico (PSP) e Ambulatório Ampliado de Saúde Mental.

Relacionados