jornal-campista-1-1536x688

Hemocentro de Campos realiza palestra sobre doação de sangue no Degase

A ação foi destinada aos colaboradores do órgão do estado, que aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o procedimento

Foto: Divulgação./Campos 24Horas

O Hemocentro Regional de Campos (HRC) realizou entre os dias 24 e 25 uma palestra de Conscientização em Prol da Doação de Sangue. A ação foi destinada aos colaboradores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), que aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o procedimento de doação de sangue. (leia mais abaixo)

 

O evento foi ministrado pelas assistentes sociais do HRC Maria Gonçalves, Rosangela Soares e Cristiane Barros. “A palestra tem o objetivo de captar pessoas para doação de sangue. Este trabalho é feito nas universidades e nas escolas públicas e privadas, incentivando as pessoas a serem doadores voluntários. Ainda existem medos, mitos, e a palestra vem desmistificar esses questionamentos”, explicou a Maria Gonçalves. (leia mais abaixo)

 

Parceria – Nutricionista do Degase, Juliana Passos lembra que a ação foi solicitada durante o período de junho, mas por divergências e imprevistos de agenda, a realização ficou para este mês. “Solicitamos essas palestras como maneira de sensibilizar todos os funcionários da importância da doação de sangue, sabendo que hoje o índice de doação vem se apresentado muito baixo”, destacou. (leia mais abaixo)

 

O diretor adjunto, Marcelo Nogueira Batista, ressaltou a importância do encontro. “Para mim, doar sangue é antes de tudo um ato de amor, um gesto tão simples que salva vidas, algo que vem agregar, fazer toda a diferença para o outro. É muito importante lembrar que devemos doar fora das campanhas também”, comentou. (leia mais abaixo)

 

Requisitos para doação – As assistentes sociais Cristiane Barros e Rosângela Soares explicaram os requisitos necessários para realizar uma doação de sangue. “Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado, evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis e acompanhados”, esclareceram destacando ainda que pessoas com febre, gripe ou resfriado, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. (leia mais abaixo)

 

O Hemocentro é anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM) e atende à demanda de 25 unidades hospitalares da região. Funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju. Caso haja interesse da visita do ônibus em sua instituição ou empresa entre em contato através do número (22) 971730463 ou (22) 981752599 para falar com o serviço social. Lembramos que o Hemocentro neste próximo domingo (30/10), dia de votação das eleições, irá funcionar normalmente. (leia mais abaixo)

 

Nesta quinta-feira (27), a Unidade Móvel de coleta estará no pátio do Colégio Salesiano, de 8h às 14h. (leia mais abaixo)

 

Agenda da Unidade Móvel do mês de Novembro:

03/11 – Santa Casa de Misericórdia de Campos

10/11 – GNA Porto do Açu

19/11 – Igreja Adventista do Parque Califórnia

22/11 – Bom Jesus do Itabapoana

24/11- IFF Centro

26/11 – Praça do Flamboyant

29/11 – UFRJ Macaé

Relacionados