Se você é daqueles que raramente encontra tempo na semana para praticar atividade física, um estudo recente traz uma boa notícia: é possível concentrá-la em um ou dois dias da semana e obter os mesmos benefícios para a saúde do que quem pratica de forma mais consistente (vários dias).
Em um artigo publicado na terça-feira (18), no Jama (Jornal da Associação Médica Americana), pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, analisaram o perfil de um tipo de praticante de atividade física, o chamado “guerreiro do fim de semana”.
O trabalho foi conduzido pela equipe do cardiologista Shaan Khurshid. O time examinou dados de 89.573 indivíduos que estavam no UK Biobank, um banco de dados de saúde do Reino Unido, e que usaram acelerômetros de pulso para registrar a atividade física total e o tempo gasto em diferentes intensidades ao longo de uma semana completa.
“Nossa análise representa o maior estudo para abordar essa questão”, explicou Kurshid em comunicado.
Entre os participantes, 33,7% eram inativos (praticavam menos de 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana).
Outros 42,2% eram os guerreiros do fim de semana (faziam menos 150 minutos de atividade física, com pelo menos metade sendo realizada em um ou dois dias).
Já os 24,0% restantes eram regulares ativos (se exercitavam pelo menos 150 minutos, distribuídos em vários dias).
Ao analisar as informações, os pesquisadores identificaram que ambos os padrões de atividade foram associados a riscos igualmente menores de ataque cardíaco (27% e 35% menores riscos para guerreiros do fim de semana ativos e regulares ativos, respectivamente, em comparação com inativos).
Os riscos de insuficiência cardíaca foram 38% e 36% menores, respectivamente, bem como de fibrilação atrial (22% e 19%) e derrame (21% e 17%).
“Nossas descobertas constatam que as intervenções para aumentar a atividade física, mesmo quando concentradas em um ou dois dias por semana, podem melhorar os resultados cardiovasculares”, acrescentou o autor do trabalho.
Agora, os pesquisadores pretendem avaliar se o tipo de atividade dos guerreiros do fim de semana pode estar associado a riscos reduzidos de um espectro mais amplo de doenças.
Especialistas, porém, ressaltam que é fundamental estar com um bom preparo físico se você decidir concentrar atividades físicas de intensidade moderada ou vigorosa em poucos dias da semana.
A falta de condicionamento oferece riscos cardiovasculares e ortopédicos.