Guarda Municipal promove treinamento de agentes que atuarão no GOE

A qualificação tem carga horária total de 250 horas distribuídas em 30 dias, incluindo os finais de semana

Foto: Divulgação.

A Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Grupamento de Operações Especiais (GOE) e do Setor de Ensino e Formação, iniciou nesta segunda-feira (2), na 2ª Companhia De Infantaria do Exército Brasileiro de Campos, curso que visa selecionar agentes que atuarão no GOE. A qualificação, que é obrigatória, tem treinamentos em educação física, ordem unida, conduta de patrulha, manuseio e utilização de armamento letal e não letal, táticas operacionais, entre outros. O primeiro dia do total de 30, conta com a participação de 13 agentes/alunos. (Leia mais abaixo)

 

O Comandante da Guarda Municipal, Wellington Levino, conta que a qualificação tem como objetivo preparar os agentes para executar as atividades operacionais que exijam emprego técnico e especializado de comandos e ações especiais no controle preventivo de distúrbios, de busca, salvamento e resgate, segurança de autoridades, no enfrentamento não usual e de maior complexidade e alto risco contra a violência e a criminalidade. (Leia mais abaixo)

 

“Na Gestão Wladimir Garotinho iniciamos uma tomada de qualificação da Guarda, buscando melhorias para o atendimento ao público. O curso do GOE é o efetivo que está de pronto apoio aos servidores na rua. Chegou o momento de qualificarmos mais uma equipe para melhorar esse atendimento diário. O GOE é de extrema importância no suporte de agentes na rua. A nossa meta é terminar o mandato com aproximadamente 200 guardas no Grupamento Especial, e já foi determinado pelo Prefeito, que após o concurso, qualificaremos mais, o que vai garantir mais segurança aos nossos munícipes”, destacou Levino. (Leia mais abaixo)

 

A qualificação tem na grade educação física, defesa pessoal, relação interpessoal, mediação de conflitos, preservação do local de crime, técnicas de abordagem, de algemamento, imobilização e condução, ações de controle de distúrbio – ACD, legislação/Noção de Direito, Uso progressivo da Força, primeiros socorros, uso da tonfa, Ordem Unida, Armamento não Letal, Direção defensiva, Transposição de obstáculos, APH tático, Condução de Cão de Detecção, Conduta de Patrulha, Transposição em Água, entre outras. O treinamento tem carga horária de 12h/dia, com início às 7h e término às 19h, incluindo os finais de semana. (Leia mais abaixo)

 

O Gerente de Operações da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Antônio Soares, conta que a grade é dividida em várias matérias que são distribuídas de acordo com a carga horário inserida num Quadro de Trabalho Semanal (QTS).

Relacionados