Maratona mundial de desenvolvimento de jogos recebeu Secretarias de Cultura de municípios do Estado do Rio de Janeiro. Campos pretende utilizar ferramenta para difusão da educação patrimonial, em futuro próximo.
Realizada neste sábado (24), no Parque Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro, a Grande Final Mundial da GameJamPlus – maratona mundial de desenvolvimento de jogos –, recebe, também, delegações de Secretarias de Cultura de municípios do Estado do Rio de Janeiro, em busca de expandir iniciar parcerias com prefeituras, visando o desenvolvimento de jogos do Brasil. A Prefeitura de Campos foi representada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). O evento tem o apoio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Cultura.
“Enviei, como meus representantes, a chefe de Gabinete, Aline Souza e o assessor de Marketing, Matheus Andrade. As impressões relatadas foram as melhores. Penso que a utilização da linguagem dos games, em futuro próximo, seja algo extremamente interessante e potente para a cultura e a educação de um município tão rico de cultura e história como o nosso. Trata-se de uma ferramenta para desenvolver a Educação Patrimonial, por exemplo, levando aos alunos e demais munícipes, detalhes importantes de nossa história, ajudando na conscientização, pertencimento e identidade de nossa gente”, avaliou a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
Ainda segundo Auxiliadora, a Lei Paulo Gustavo (LPG), no âmbito estadual, pode ser um caminho para fazedores de culturas que atuam no universo gamer. “Com a LPG, os fazedores de cultura desta vertente poderiam apresentar projetos nos editais do Governo do Estado, que ficou responsável pelos editais de audiovisual, nas áreas de games e grandes produções, por deterem maior aporte de recursos, na definição de competências do estado e municípios do RJ. A linguagem dos games motiva nossos jovens e crianças”, concluiu.