Uma funcionária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de 31 anos, é o primeiro caso de ‘Flurona’ (dupla infecção por covid-19 e gripe) em Campos. O diagnóstico positivo saiu após o teste foi realizado em um laboratório Hemoclin nesta quarta-feira (5). A Prefeitura emitiu nota informando como passará a proceder caso tenham novos diagnósticos no município.
A mulher – que não teve o nome divulgado – deu entrada em um hospital particular com sintomas de gripe, recebeu os primeiros atendimentos, passou por exames e teve o diagnóstico positivo da dupla infecção. Ela continua internada e seu quadro de saúde é estável. Será realizado um sequenciamento genético para saber por qual variante ela foi acometida.
Veja abaixo a nota da Prefeitura:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que já adequou o protocolo e atualmente é realizado atendimento para Covid-19 e Influenza nos mesmos locais. Ainda não há um protocolo específico para infecção dupla (coinfecção) e, por hora, essa é uma condução específica e meramente clínica, uma vez que o apontado como duplo não significa necessariamente que as doenças estejam ocorrendo ao mesmo tempo e, ainda, indica a maior qualidade dos testes que estão mais sensíveis mostrando o estado de portador do paciente. A evolução clínica e a condução de cada caso é uma atribuição médica e decisiva. Reiteramos que, se surgirem novos diagnósticos pela cidade e também alguma nova instrução do Ministério da Saúde ou da Secretaria Estadual de Saúde, o protocolo atual, aplicado no município, poderá ser readequado a qualquer momento. A subsecretaria de Atenção Básica Vigilância e Promoção da Saúde acrescenta que, até o momento, não foi notificada por nenhum laboratório sobre caso coinfecção.