A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado (29), a segunda edição da Força-tarefa de Multivacinação: “Quem ama, vacina!”. Desta vez, a atualização da caderneta vacinal das crianças e adolescentes com idade entre 2 meses e 15 anos, 11 meses e 29 dias acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Eldorado, das 9h às 12h. Na ocasião também serão administradas as vacinas contra a Covid-29 e a Influenza, que previne contra a gripe.(leia mais abaixo)
As vacinas do calendário básico das crianças são: Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), Tríplice Viral, Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela e Varicela. Para os adolescentes, os imunizantes são Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, dT adulto, DTP, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente.(leia mais abaixo)
A vacina Influenza será aplicada para as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes, puérperas (até 45 após o parto), idosos acima de 60 anos, além de pessoas com comorbidades e deficiências permanentes.(leia mais abaixo)
Durante a ação também serão aplicadas as vacinas contra a Covid-19 para o público acima dos 3 anos, onde as crianças e adolescentes poderão receber as 1ª, 2ª e 3ª doses sempre respeitando as recomendações do Ministério da Saúde quanto ao imunizante, faixa etária e intervalos entre uma dose e outra. Também terá a vacina bivalente para os grupos que já podem receber o imunizante, desde que respeitado o intervalo de quatro meses da última dose do esquema primário ou das doses de reforço.(leia mais abaixo)
A Força-tarefa de Multivacinação teve início em outubro de 2022 com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e levar proteção para público infanto-juvenil. “Além dos residentes no local da vacinação, moradores de bairros vizinhos também podem levar seus filhos para serem imunizados e também aproveitar a oportunidade para se proteger”, declarou a coordenadora de Imunizações da SMS, Amanda Carvalho.(leia mais abaixo)
Para receber a vacina é necessário apresentar a identidade, CPF, comprovante de residência e a caderneta de vacina da criança e do adolescente. O cartão de vacinação Covid-19 também é necessário para quem vai receber o imunizante.(leia mais abaixo)
Crianças e adultos com comorbidades e deficiências, além dos documentos pessoais, devem apresentar laudo médico ou outro documento que comprove a condição. No caso das gestantes, deve-se acrescentar o cartão pré-natal. Já as puérperas, a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.(leia mais abaixo)
A primeira edição da Força-tarefa de Multivacinação deste ano ocorreu na UBSF do Parque Prazeres em 18 de março, quando foram aplicadas 88 doses dos imunizantes para crianças, adolescentes e adultos. No ano passado foram 1.204 doses em sete edições.