Ferreira Machado: 500 dias sem pacientes nos corredores

A instauração de protocolos no fluxo de atendimento e internação reduziram a permanência dos pacientes no Pronto Socorro

Foto: Ascom.

O Hospital Ferreira Machado (HFM), referência em emergência na região, completou, nesta quinta-feira (15), 1 ano e 5 meses sem pacientes nos corredores. O marco histórico é fruto de um resultado positivo da implantação do novo modelo de atendimento, fluxo de internação e regulação de pacientes promovido pela gestão da unidade hospitalar. (leia mais abaixo)

Além disso, desde o início da gestão do prefeito Wladimir Garotinho e do vice-prefeito Frederico Paes, a Prefeitura vem investindo em uma saúde de qualidade para toda Campos, avançando na reestruturação das unidades hospitalares, com a aquisição de equipamentos de ponta (como dois aparelhos de tomografia computadorizada de última geração), troca de mobiliário e reforma de hospitais, reforçando a política de cuidar das pessoas, como preconizam as diretrizes determinadas pelo governo. (leia mais abaixo)

“A Saúde continua avançando na reestruturação e ampliação da assistência à saúde no município. Ainda temos coisas para fazer, mas ninguém pode negar que o nosso governo trabalha muito todo dia. A cada dia que eu vejo as coisas melhorando e acontecendo, vejo a saúde de Campos dando passos largos”, falou o prefeito Wladimir.(leia mais abaixo)

A instauração de protocolos no fluxo de atendimento e internação reduziram a permanência dos pacientes no setor de Pronto Socorro para uma média de 24h até a devida avaliação e definição do tratamento. Além disso, as enfermarias do Pronto Socorro foram adequadas e transformadas em Centros de Observação de Curta Permanência, visando diagnóstico para cirurgia, alta hospitalar, internação ou transferência, objetivando uma melhor dinâmica para movimentação de pacientes no HFM e maior comodidade para os internados.(leia mais abaixo)

“Hoje, celebramos uma data muito importante, pois há um ano e cinco meses que os corredores do Hospital Ferreira Machado, que há décadas viviam lotados de pacientes, estão vazios. Isso mostra uma melhoria na assistência à saúde da nossa população e, com certeza, as pessoas estão melhor assistidas, acolhidas e tratadas. Parabéns a toda equipe do HFM”, comemora o secretário de Saúde, Paulo Hirano.(leia mais abaixo)

O modelo implantado só foi bem-sucedido devido à união da direção com toda equipe técnica e operacional do Ferreira Machado. “Estamos comemorando algo que muitos diziam que não era possível, mas hoje já é uma realidade. Com a ampliação de leitos, reformas e novos mobiliários, foi ajudando a reestruturar o hospital e, consequentemente, o Pronto Socorro. Tudo conquistado graças a participação e empenho dos funcionários da unidade, pois sem eles, não teríamos realizado esse feito, um marco na história de Campos”, destacou o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges.(leia mais abaixo)

Quem chega ao HFM também encontra uma nova realidade, com nova fachada, hall de entrada e uma recepção diferenciada, para promover um acolhimento mais humanizado e atendimento mais eficiente. O setor de Radiologia passou a contar com dois novos Raios-X, com integração a dois sistemas de Radiologia Computadorizada (CRs) e a unidade hospitalar ganhou uma sala de tomografia, com aparelho de última geração para garantir agilidade no diagnóstico e tratamento dos pacientes.(leia mais abaixo)

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR APROVA O MODELO – Há 20 anos no HFM, a coordenadora da enfermagem do Pronto Socorro, Rubia Helena, esclarece que o sistema deu certo graças a união de todos os profissionais, junto a gestão do hospital. “É um momento de muita alegria para nós, pois com trabalho, esforço e dedicação, hoje, temos uma nova história sendo construída no Hospital Ferreira Machado”.(leia mais abaixo)

Acompanhando a filha no Pronto Socorro da Pediatria, Angélica de Oliveira, pontua as melhorias na estrutura e no atendimento. “O hospital mudou para melhor. Eu já frequentei várias vezes o HFM, já fiz uma cirurgia aqui e vi várias pessoas sofrendo nas macas espalhadas pelos corredores. Era tudo cheio e agora está totalmente diferente. O atendimento ficou mais rápido e não tenho do que reclamar”.(leia mais abaixo)

MELHORIAS E INVESTIMENTOS – Para alcançar os resultados positivos, o município vem aplicando aporte financeiro proveniente de emendas parlamentares, além de receita própria na aquisição de mobiliário, veículos, equipamentos, material hospitalar, computadores, aparelhos de ar condicionado e outros investimentos que estão sendo destinados não só ao Ferreira Machado, mas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs); Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); Serviço de Atenção Domiciliar (SAD); Hospital São José (HSJ); Hospital Geral de Guarus (HGG).(leia mais abaixo)

Com bom relacionamento e diálogo, o prefeito Wladimir Garotinho continua trazendo bons frutos para Campos. Dentre os benefícios está a reforma e ampliação do setor de Emergência do Hospital Ferreira Machado, cuja obra teve o valor definido em R$ 11.766.680,23.(leia mais abaixo)

Em julho de 2021, a deputada federal Clarissa Garotinho anunciou a liberação de recursos na ordem de R$ 10 milhões provenientes de emendas parlamentares, dedicadas por ela e por deputados da bancada fluminense, para a reforma da atual Emergência e outros serviços no HFM.(leia mais abaixo)

O novo Pronto Socorro do HFM contará com instalações modernas. Destaque para o Núcleo de Politraumas, que terá capacidade de atender até 4 pacientes simultaneamente, sala de pacientes graves, sete consultórios individuais, recepção com capacidade para 20 pessoas sentadas, além de outras instalações como sala de medicamentos, sala de curativos e novos banheiros.

 

 

Relacionados