A Feira da Agricultura Familiar e do Pescado no distrito de Goitacazes, lançada neste sábado (29), foi um sucesso. Equipes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca acompanharam o movimento na Praça São Benedito, apontada pelo secretário Almy Júnior como um ponto estratégico para a comercialização da produção de alimentos de agricultores e pescadores familiares e também de artesãos da Baixada Campista. (leia mais abaixo)
Almy explica que a praça é ampla, bem localizada e muitas pessoas passam por ali, caminhando ou mesmo de carro, e as barracas são logo vistas.
“As pessoas gostam de passear por feiras livres, escolher os alimentos de que mais gostam, frutas da estação, as hortaliças, legumes, aprender com os feirantes a identificar a qualidade daquele alimento e pechinchar no preço, o que não é possível fazer em supermercados. As feiras promovem a aproximação do consumidor com o produtor, o que gera a credibilidade na qualidade do produto negociado. E isso é ainda mais significativo nas feiras da agricultura familiar e do pescado de Campos, onde o feirante é do município e vende o alimento que ele mesmo cultivou, que ele plantou e colheu ou pescou; o feirante negocia diretamente o produto, como pães, compotas, doces, bolos, farinha, o artesanato que ele mesmo produziu. Então, é mais segurança alimentar para o consumidor e valorização de alimentos e produtos de Campos”, detalhou o secretário. (leia mais abaixo)
A Feira da Agricultura Familiar e do Pescado de Goitacazes vai acontecer todos os sábados, das 7h às 12h, na Praça São Benedito. A feira do distrito da Baixada Campista é a segunda criada pela Prefeitura a funcionar somente com agricultores e pescadores familiares de Campos e só com produtos campistas. A primeira Feira da Agricultura Familiar e do Pescado foi lançada em setembro de 2022 e funciona sextas e sábados no Jardim do Liceu.