Nesta sexta-feira (30) foi inaugurada na praia de Farol de São Tomé, a Base Integrada Municipal de Segurança, que vai funcionar na Escola Municipal Farol de São Thomé, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Ordem Pública. O prefeito Wladimir Garotinho esteve presente no local em que as forças de segurança vão se reunir durante todo o Verão 2023, para garantir tranquilidade a quem vai passar a temperada no balneário campista. (leia mais abaixo)
Na Base está instalado o Centro de Monitoramento (CISP), onde uma equipe devidamente treinada opera 30 câmeras, posicionadas de forma estratégica, na estrada e em diferentes pontos da praia. O Centro conta com o equipamento “speed done”, que faz a identificação das placas de veículos e verificação de face. As imagens ficam armazenadas por 30 dias para que, caso necessário, sejam usadas pela polícia para elucidação de delitos e crimes. (leia mais abaixo)
A Secretaria de Ordem Pública vai contar, também, com um drone que vai monitorar toda orla durante shows e eventos. Todo trabalho vai acontecer de forma integrada com policiais do 8º Batalhão da Polícia Militar, guardas civis municipais e agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, que estarão se comunicando por sistema de rádio, alinhando as ações. As secretarias municipais presentes na praia de Farol, também vão ter rádios para que possam entrar em contato com a base integrada. Em caso de operações policiais, cães farejadores da Guarda Municipal também vão atuar. (leia mais abaixo)
O Prefeito Wladimir Garotinho falou sobre a segurança voltada a moradores e veranistas da praia campista. “Esse complexo de segurança dá ao visitante a certeza de que vamos ter um verão tranquilo. E quem vem para o Farol com a intenção de fazer algo errado, agora já sabe que está sendo vigiado”, afirmou o prefeito. (leia mais abaixo)
EM OUTRO PONTO
Nos altos da rodoviária do Farol de São Tomé agentes treinados ficarão responsáveis por confeccionar, caso necessário, boletim de ocorrência online, local de fácil acesso e próximo ao DPO. Neste local as pessoas poderão registrar as ocorrências de menor potencial ofensivo, dando assim maior liberdade e direcionamento à PM. (leia mais abaixo)
Para o secretário, Jackson Sousa, o objetivo é manter a integração com os demais órgãos, como já existe em Campos. ” É a primeira vez que a praia do Farol conta com uma estrutura desse porte para atender as forças de segurança e as secretarias municipais. A gente espera que a sensação de segurança nesse verão seja intensa, uma vez que nossa preocupação é enorme”, afirmou o secretário.