Com apresentação de Banda de Fanfarra, teatro, música, dança, o projeto Caravana da Educação apresentou mais uma edição neste sábado (23), em Farol de São Tomé. Desta vez, o evento foi realizado na Escola Municipal Claudia Almeida Pinto de Oliveira. Os alunos e professores usaram como tema principal das atrações o Setembro Amarelo, mês de valorização à vida e prevenção ao suicídio, uma das 10 principais causas de mortalidade em todo o mundo.(leia mais abaixo)
Durante todo o dia, a comunidade escolar pôde conhecer e participar de projetos da Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia (Seduct) como o “Matemática Divertida”, com programa Eduten, e Robótica itinerante. Além dos caminhões do “Goiaba com chuvisco”, que é uma biblioteca itinerante com mais de 100 títulos e o “Viajando na Ciência”, o laboratório móvel.(leia mais abaixo)
O Programa Saúde na Escola (PSE) também estava presente e levou sete projetos, entre eles, “Saúde bucal”, “Construindo Valores” e “Nomofobia”, que é o medo excessivo de ficar sem internet ou celular.(leia mais abaixo)
O Caravana da Educação também contou com o apoio da Subsecretaria de Justiça e Assistência Jurídica e Secretarias de Desenvolvimento Humano e Social e de Qualificação e Emprego, além do Procon. A comunidade pôde tirar dúvidas quanto a elaboração de currículos, carteira digital e cadastro para empregos. Além disso, foi possível ainda conhecer sobre educação financeira e as leis de proteção ao consumidor.(leia mais abaixo)
Gestora da Escola Cláudia Almeida Pinto, Cláudia Barreto, disse que estava ansiosa para a realização do Caravana da Educação na unidade. “Esse projeto tem um peso muito grande porque é junção de cultura e lazer, é um momento diferente para as crianças, um mundo encantado onde elas podem mostrar seus talentos e os pais podem conhecer os inúmeros projetos desenvolvidos pela Seduct. É um dia diferente que aumenta a autoestima de todos”, diz a gestora.(leia mais abaixo)
Através do projeto de Educação Ambiental da Seduct, o secretário de Educação Ciência e Tecnologia Marcelo Feres, plantou uma muda de amoreira na escola e ressaltou a importância do Caravana da Educação.(leia mais abaixo)
” A educação não é só na sala de aula, tem que envolver a comunidade. Os pais precisam conhecer e ter acesso ao que as escolas oferecem para seus filhos. E isso só é possível através dessa aproximação com a comunidade escolar, é o que a gente gosta de chamar escola viva. Tudo isso é um esforço de recuperação das escolas, do patrimônio, do ensino e de tudo que envolve o ensino-aprendizagem “, diz o secretário.(leia mais abaixo)
Às 18h foi a vez do Cinema Itinerante e o Bingo Comunitário. O filme exibido é o Divertidamente, em alusão à Campanha Setembro Amarelo.