Farol: Casa de Cultura recebe engenheiro da NASA

Gabe Gabrielle explicou como é no espaço, as dificuldades e limitações ocasionadas pela gravidade e os estudos sobre possível vida em Marte

Foto: Secom.

A tarde desta sexta-feira (17) foi de muitas descobertas para o público que prestigiou a palestra ministrada pelo engenheiro da National Aeronautics and Space Administration (NASA), Gabe Gabrielle, nas instalações da Casa de Cultura Félix Carneiro “Felinho”, na orla da praia do Farol de São Tomé, em uma realização da Prefeitura de Campos por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (JCJOL), na programação elaborada especificamente para o feriadão de Corpus Christi.

 

Ávidos por conhecimento, crianças e adultos acompanharam a narrativa de Gabe na palestra intitulada Ao Infinito e Além, onde o norte-americano explanou sobre sua experiência profissional, as expedições realizadas a Marte e as expectativas quanto ao futuro do programa espacial pelo mundo, desenvolvido pela NASA.

 

Entusiasmado com a plateia, Gabe também falou sobre sua vida, que trabalhou como chapeiro do MC Donalds antes de ocupar hoje a reconhecida posição de um dos mais respeitados engenheiros em todo o planeta. Ele frisou a importância de levar os estudos a sério e deixou uma mensagem para todos: “Faça seu melhor, faça o que você quer e acredite em si mesmo. Faça isso e terá uma vida muito feliz”, disse.

 

A presidente da Fundação Jornalista Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas agradeceu a presença do engenheiro e falou sobre os projetos culturais já em desenvolvimento no município e que visam levar o conhecimento até a população.

“É sempre muito gratificante proporcionar momentos como o que compartilhamos hoje, na certeza que seguimos no caminho certo na disseminação da cultura em todo o município. Nossa cidade faz parte da história do país, tem nome e sobrenome, o que reforça a responsabilidade de trabalhar e propagar a cultura, enriquecendo nosso povo com informação, conhecimento e vivência, como hoje, com esta maravilhosa visita do Gabe Gabrielle”, pontuou Auxiliadora.

 

Caio Barreto, de 15 anos, quis conversar com o engenheiro e ele mesmo conduziu o bate papo. “Perguntei se realmente existe vida em Marte e como estão pesquisando. Ele falou que não há dúvidas de vida em outro planeta e isso já foi constatado por meio de microscópio e os estudos avançam com o uso de robôs. Achei muito mágica e enriquecedora a experiência dele, além da boa vontade em dividir conosco”, disse o jovem, veranista da praia e que junto com a família, está no balneário para descansar e prestigiar os eventos locais.

 

Toda a palestra e apresentação do engenheiro norte-americano foi traduzida simultaneamente pelo físico Marcelo de Oliveira, professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls. Ao terminar, Gabe esclareceu dúvidas do público e tirou fotos.

Relacionados