Após a publicação no Diário Oficial desta quarta-feira (23) marcando a eleição para os cargos da Mesa Diretora da Câmara Municipal, biênio 2023/2024, para o dia 13 de dezembro próximo, o presidente da Casa, Fábio Ribeiro, e o líder da oposição, vereador Marquinho Bacellar (SD), se manifestaram. Fábio ainda não se coloca como candidato à reeleição e acena com a possibilidade de chapa única, indicando que poderia ocorrer uma composição entre governistas e oposicionistas. Já Marquinho emitiu nota em que afirma que ainda aguarda uma decisão judicial para validar a primeira eleição ocorrida no início do ano, da qual saiu vencedor, mas foi anulada. Na ocasião, a anulação ocorreu por ‘vício na votação’, porque o vereador Nildo Cardo não votou nominalmente. (leia mais abaixo)
“Temos que pensar primeiro em Campos. A base do governo ainda não definiu o nome do candidato à presidência”, disse Fábio Ribeiro. Já a nota de Marquinho Bacellar tem outra posição; confira abaixo:
Não pode o candidato derrotado anular a eleição em defesa de seu próprio interesse e marcar outra sem que o Plenário decida sobre a primeira.
Lembrando que foi ele mesmo e a mesa que organizaram e conduziram a eleição.
E se ele perder esta também (como irá ocorrer), ele vai anular e marcar uma terceira?
Apesar do seu posicionamento autocrático, o presidente tem que aceitar que a Câmara de Campos se manifesta soberanamente pelo Plenário, como todo parlamento.
Seguimos confiando que o Poder Judiciário vai garantir a soberania do Plenário.
0 Presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, Mi Vereador Fábio Augusto Viana Ribeiro, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei Orgânica Municipal e pelo Regimento interno, COMUNICA que no dia 13 de dezembro de 2022 (terça-feira), às 17 horas, em sessão 2C ordinária no Plenário deste Legislativo, haverá ELEIÇÃO DO SEGUNDO BIÊNIO DA LEGISLATURA para Presidente e sua Mesa Diretora, por escrutínio aberto de maioria o simples, para cada cargo, observando-se a ordem estabelecida no artigo 7° e as diretrizes Gc elencadas pelos artigos 8°, §3 e 9°, todos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes. Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ, 22 de novembro de 2022, 345° da Vila de São Salvador dos Campos, 187° da Cidade de Campos dos Goytacazes e 370° da criação da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes.