Exclusivo: Os planos do Governo Wladimir na área de segurança pública

Secretário de Ordem Pública, Subtenente Jackson revela o que será feito na cidade e explica fatores que tornaram verão do Farol o mais seguro dos últimos anos

Foto: Campos 24 horas.

 

Postado por Fabiano Venancio – Farol de São Thomé tornou-se uma vitrine em virtude do índice praticamente zerado de delitos neste período da alta temporada, incluindo o carnaval. Um dos formuladores deste plano de segurança, o subtenente Jackson Souza, secretário de Ordem Pública e Social de Campos, anuncia que, fora do período de verão, aposta numa política de fortalecimento da segurança com novidades do governo Wladimir Garotinho na cidade, a partir desta experiência positiva no verão do Farol. E anunciou câmeras inteligentes com melhor definição de imagem e elevada tecnologia em pontos estratégicos da cidade e outras novidades. Em entrevista exclusiva ao site Campos 24 Horas, Jackson explicou o conjunto de fatores que contribuíram para os resultados positivos do verão mais seguro da praia dos campistas nos últimos anos, com destaque para o investimento feito pelo prefeito Wladimir em tecnologia a ações integradas em pontos estratégicos, controle de carros de som, entre outras ações, impedindo assim confrontos de grupos rivais. “A praia tinha criminosos? Tinha, mas eles ficaram mais acuados”, revela. Vídeo da entrevista acima (leia mais abaixo)

“Estamos muito felizes e satisfeitos. Mas não foi surpresa, porque nós trabalhamos bastante com planejamento e organização. Quando falo nós eu me refiro à Ordem Pública, a Guarda Civil Municipal, Policia Militar e Polícia Civil num trabalho integrado e inovador, onde câmeras de inteligência foram instaladas de forma tática e inteligente. Mas nada seria possível se o agente do solo não fosse um homem atento as adversidades ou início de tumulto, entre outros fatores para que estes índices quase zero de segurança fosse atingido”, disse Jackson Souza.  (leia mais abaixo)

— Investimos em câmeras inteligentes, além de uma sala de rádio integrada, em forma de teste pela primeira vez no Farol, sistema que iremos levar também para o nosso dia a dia em Campos com uma base de rádio integrada para atender não só à Guarda Municipal e Defesa Civil, até mesmo na área de Saúde, um modo fácil e rápido de atender à população com esta base de rádio integrado com os demais equipamentos — declarou ainda Jackson. (leia mais abaixo)

Segundo o secretário, câmeras inteligentes com melhor definição de imagem e elevada tecnologia de ponta possibilitam identificar pessoas suspeitas e ou elementos procurados pela Justiça que poderiam estar causar problemas. (leia mais abaixo)

“A praia tinha criminosos? Tinha, mas eles ficaram mais acuados. Além de tudo tivemos agentes de segurança circulando diariamente por todos os lados, com cerca de 100 homens da Ordem Pública, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Também usamos os cães farejadores da Guarda, ao mesmo tempo em que fizemos abordagens onde apreendemos drogas e outros produtos suspeitos”, acrescentou. (leia mais abaixo)

“As forças de segurança trabalharam falando uma língua só, com um só objetivo e de forma integrada. Os carros de som causando transtornos com a desordem e, consequentemente, a insegurança, também fizemos um ordenamento, chamamos o pessoal para o diálogo, quando sábado à tarde criamos um espaço no Lagamar. Colocamos ali um DJ com uma música salutar, onde todos puderam se divertir de forma salutar e responsável”. (leia mais abaixo)

— Com este somatório de forças que uniu o uso desta tecnologia com a estrutura que a gente pode proporcionar no verão, podemos acrescentar a disposição do o prefeito Wladimir Garotinho em disponibilizar estes equipamentos e apostar na segurança como fator primordial para o sucesso no verão de Farol. (leia mais abaixo)

O subtenente Jackson, por fim, concluiu afirmando que o trabalho integrado entre as forças de segurança foram fatores decisivos. (leia mais abaixo)

“Contribuiu também a experiência nossa no dia a dia, já que a Secretaria Municipal de Ordem Pública atua hoje de forma integrada com a Polícia Militar nas noites pela área central de Campos, Pelinca, Guarus, Parque Santo Amaro e outros pontos da cidade. A população também foi bastante compreensiva em determinadas situações. Temos a Operação Choque de Ordem que ocorre desde o ano passado, a partir de quando baixou bastante o índice de criminalidade neste período. Atuamos na remoção de barricadas em áreas de Guarus”. (leia mais abaixo)

— Temos um megaprojeto onde cerca de 250 câmeras inteligentes que serão agora instaladas onde vamos direcionar o posicionamento deste trabalho junto a Polícias Militar e Civil de forma bem integrada, a fim de que a gente possa fechar algumas saídas da cidade, monitorando outras, a fim de que evitar furtos ou roubos e, se caso vier ocorrer, a gente possa logo localizar e apreender o criminoso. Estamos também na fase final de elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública com o Conselho de Segurança Pública, estamos buscando verbas federais que serão investidas na cidade, tanto nas delegacias como nos batalhões da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. (leia mais abaixo)

Por fim, Jakson destacou a atenção do prefeito Wladimir Garotinho com a segurança. “O nosso prefeito é um trator para trabalhar, um motivador que não mede esforços e nos incentiva todos os dias. Nosso trabalho é intenso, as demandas se somam cada vez mais, mas é um trabalho que fazemos com muita entrega e dedicação. Eu sou policial militar, estou secretário de Ordem Pública. Sei que é algo passageiro, mas estou vivendo um dia após o outro com muita intensidade e bastante feliz pelos resultados”.

 

Relacionados