Estradas do Produtor recupera vicinal de Três Ribeiros e conclui ponte em Palmares

Os trabalhos estão sendo feitos por meio do programa municipal Estradas do Produtor, que, até 2022, reconstruiu e recuperou mais de mil quilômetros de vicinais do município

Foto: Divulgação .

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca iniciou, esta semana, a recuperação da Estrada de Três Ribeiros, importante vicinal de Dores de Macabu, que liga a localidade de Guriri à BR-101 (Campos-Rio), no KM 92, na altura de Caxeta. A estrada, que estava há mais de 10 anos sem receber nenhum tipo de obra, é fundamental para o escoamento da produção agropecuária da região. Os trabalhos estão sendo feitos por meio do programa municipal Estradas do Produtor, que, até 2022, reconstruiu e recuperou mais de mil quilômetros de vicinais do município. (leia mais abaixo)

O diretor de Infraestrutura Rural da Secretaria de Agricultura, Robson Vieira, informou quais serviços serão realizados na Três Ribeiros, por onde é escoada a produção, principalmente de gado de corte e leite.(leia mais abaixo)

“São aproximadamente 12,5 quilômetros de estrada, que vamos dividir em dois trechos de trabalho. Vamos começar a recuperação por Guriri e seguir até uma saibreira, em um trecho de seis quilômetros, trabalho que deve ser feito em uma semana. Depois, desse ponto, vamos seguir em direção à BR-101. A estrada está bem destruída, com muitos buracos e vegetação estreitando a pista. Vamos trabalhar com uma patrol para fazer o nivelamento, retirar a vegetação, fazer as sarjetas para drenagem de águas pluviais e compactar com o rolo compressor, finalizando com saibro e bica corrida”.(leia mais abaixo)

Vicinais e pontes – O secretário Almy Júnior destaca o trabalho que vem realizando pelo programa municipal Estradas do Produtor que, no momento, tem equipes atuando em outras regiões, como em Ibitioca, Santa Maria e Palmares.(leia mais abaixo)

“Não é um trabalho apenas de recuperação das estradas municipais e, sim, de reconstrução da infraestrutura do interior, de valorização da agricultura, da pecuária, da pesca e da população do campo. Reconstruímos 900 quilômetros até o final do ano passado, ultrapassando mil quilômetros ao incluir pontos que tivemos de recuperar depois das chuvas que provocaram quedas de barreiras, rompimento de trechos e outros problemas que exigiram novas manutenções. Mas, este ano, com sete retroescavadeiras adquiridas pela Agricultura, além de caminhões, roçadeira, tratores e outros equipamentos, vamos montar patrulhas rurais e a meta é chegar, só em 2023, a fazer de 1.300 a 1.500 quilômetros de vicinais do município”.(leia mais abaixo)

Almy lembra, ainda, que o Estradas do Produtor prevê a construção de 36 pontes de concreto, 19 delas em processo de licitação pela Prefeitura. Entre as estruturas, está a Ponte de Palmares, de 25 metros de comprimento e 7,5m de largura. Nesta quinta-feira (23), equipes concluíram a recuperação de uma ponte de madeira provisória na localidade da Região Norte de Campos. O trabalho na antiga ponte de madeira de Palmares foi um paliativo feito de forma emergencial, até que a comunidade, depois de 50 anos, ganhe a tão demandada ponte de concreto.

 

 

Relacionados