“A gente não tinha segurança para produzir, porque não tinha estrada para escoar nossa produção. Agora, a gente está vendo a Prefeitura reconstruir as estradas do interior e estrada é desenvolvimento, e isso é tudo que o produtor rural aguardava para voltar a desenvolver a agricultura. Graças a Prefeitura, hoje o agricultor tem tranquilidade para plantar, para desenvolver qualquer cultura”, declarou o produtor rural Eli de Freitas, acompanhando os trabalhos que a Secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca realiza na reconstrução da Estrada de Zumbi dos Palmares, em Guarus. (leia mais abaixo)
Por meio do Estradas do Produtor, criado pelo prefeito Wladimir Garotinho, a Secretaria de Agricultura já recuperou mais de 600 quilômetros de vicinais do município. O programa, conforme destaca o secretário Almy Júnior, objetiva criar infraestrutura na zona rural de Campos, através da reconstrução de cerca de 2.500 quilômetros de estradas municipais e construção de 34 pontes de concreto, a maioria em substituição a antigas estruturas de madeira, que não oferecem condições de trafegabilidade, principalmente para veículos pesados.(leia mais abaixo)
“Essa infraestrutura é indispensável para possibilitar ao homem do campo o desenvolvimento da atividade agrícola, pecuária ou pesqueira que ele desenvolve. Essas estradas e pontes vão reduzir trajetos, facilitar o escoamento da produção, levar conectividade ao campo, permitir o acesso dos produtores à assistência técnica, a novas tecnologias. É essa infraestrutura que o governo municipal está criando para que o município volte a ter uma agricultura forte, para que a população rural tenha acesso a serviços que antes não chegavam até ela, às vezes serviços básicos como transporte, telefonia, internet. Por isso, construir boas estradas não só desenvolve a agricultura, movimentando a economia, gerando emprego e renda, como também cria melhores condições e mais qualidade de vida para a população do interior”, explica o secretário.(leia mais abaixo)
E o trabalho do Estradas do Produtor não para. Atualmente, a secretaria mantém a recuperação de cinco estradas, em diferentes regiões do município: Estrada do Elesbão, em Boa Vista, na Baixada Campista; Estrada de Guandu, na localidade de mesmo nome, no distrito de Travessão; Estrada da Beira Rio, em Santo Eduardo; Estrada da Rede, em Zumbi dos Palmares, no subdistrito de Guarus; e Estrada do Canto do Engenho, em São Martinho, na Baixada, até o município de Quissamã.(leia mais abaixo)
A Estrada de Canto do Engenho deve ser finalizada ainda está semana, conforme o diretor de Infraestrutura Rural da Secretaria de Agricultura, Robson Vieira.(leia mais abaixo)
“É uma estrada curta, de uns cinco a seis quilômetros, que começa na Ponte do Gote, sobre o Canal das Flechas, e vai até o limite com Quissamã, por dentro do município de Campos, fora da BR 101. Ela é muito importante porque tanto para a comunidade como para o escoamento da produção de cana, abacaxi, aipim, leite e pescado dos pescadores artesanais do Canal das Flechas. A recuperação dessa vicinal foi reivindicação ano passado e fizemos uma manutenção na época; mas, agora, estamos fazendo o nivelamento e vamos finalizar com material de bica corrida, para entregar uma estrada nova para a população”, comentou Robson.