Após impactar mais de 12 mil alunos e educadores com atividades de artes cênicas, o programa “Força para Crescer: Pontos de Leitura” ampliou sua atuação. Uma solenidade de lançamento desta fase, que marcou a entrega de bibliotecas multiuso em dez cidades do Rio de Janeiro, foi realizada na segunda-feira (16), no Teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro, no Centro do Rio, e contou com a presença de Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, além de representantes das empresas patrocinadoras Itaú e Enel, entre outras autoridades e entidades parceiras.
A chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Mônica Maia, participou da cerimônia, representando a secretária de Educação, Tânia Alberto, junto com a gestora da Escola Municipal Joanir Sanguedo Boynard / Ataíde Dias, Fábia Petralha, que teve sua unidade contemplada com o projeto.
O “Força para Crescer: Pontos de Leitura” é um projeto itinerante que realiza ações culturais e incentiva a leitura em várias escolas públicas, visando combater o analfabetismo funcional. Os municípios que receberam as bibliotecas foram: Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Maricá, Magé, Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Paraty.
Para Mônica, a leitura tem por objetivo levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros ou da imaginação.
“A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita. É preciso desenvolver afeto em nossos alunos pelos livros, pela leitura, para assim transformar vidas! É fundamental que a Educação caminhe junto com a cultura para incentivar a leitura em escolas públicas por meio de apresentações culturais, valorizando a diversidade e culturas do Brasil”, disse a chefe de gabinete.
A diretora da unidade escolar contemplada, Fábia Petralha, disse que ficou emocionada em perceber o quanto esse projeto será grandioso na vida dos alunos em 2025. “O Projeto Força para Crescer: Pontos de Leitura busca erradicar o analfabetismo funcional e motivar a criatividade dos alunos com apresentações teatrais, contação de história e a nossa linda instalação da biblioteca. Muito feliz com o projeto e na expectativa de colocá-lo em prática. Vamos combater o analfabetismo funcional”, destacou.
Projeto – Entre as ações que integram o Força para Crescer estão: criação de espaços multiusos, o treinamento de professores e a realização de eventos literários. O projeto fornece ferramentas para o estímulo ao encontro com as palavras e desenvolve, de forma estratégica, uma série de ações para potencializar a criação de novos leitores e consolidar o hábito da leitura.
Trata-se de uma realização do Ministério da Cultura, Enel, Itaú e Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e conta com patrocínio da CCR. A iniciativa tem produção da DEDA Soluções Criativas, Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR Arte, com execução da Cinco Elementos Produções e consultoria da Marco Zero.
Foto: Divulgação.